Filmes premiados de Kleber Mendonça Filho exibidos gratuitamente na Casa do Patrimônio de Olinda, em outubro

Foto: Danilo Galvão
O Cine É Proibido Cochilar dará início a uma nova rodada de exibição de filmes, na Casa do Patrimônio de Olinda, a partir de amanhã (01/10), às 19h. O novo ciclo temático terá na programação alguns filmes produzidos pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Os destaques serão exibidos gratuitamente em 2 sessões durante o mês de outubro. Na próxima quinta, o público terá a oportunidade de assistir na primeira sessão, os premiados “Eletodoméstica” (2005), “Noite de sexta, manhã de sábado” (2007) e “Recife Frio” (2009).

Na segunda e última sessão, que acontecerá dia (15/10) será exibido a principal atração da programação, “O Som ao Redor” (2012), longa que arrebatou vários prêmios nacionais e internacionais importantes. O filme ficou conhecido principalmente por ser a escolha brasileira do Ministério da Cultura para tentar uma vaga na lista de indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2014.

Nascido no Recife e formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Kleber Mendonça Filho é diretor, produtor, roteirista e crítico de cinema. Seus filmes receberam mais de 120 prêmios no Brasil e no exterior. Kleber também tem um trabalho abrangente como responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco, sendo também diretor artístico do Janela Internacional de Cinema do Recife.

As sessões do Cine na Casa são resultado da parceria da Rede de Educação Patrimonial da Casa do Patrimônio de Olinda – ligada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan -PE) com o Cine É Proibido Cochilar, iniciativa da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC).
 
Confira as sinopses:
(01/10) Eletrodoméstica
Em uma manhã, vemos a rotina da família e de uma dona de casa que corre de um lado para outro, manipulando eletrodomésticos. Tudo é feito com a ajuda deles – até um ato simples como cortar pão. Todas as suas ações são definidas no tempo. A Dona de Casa, robotizada (atenção para o título), arruma brechas em seu cotidiano para extrair algum tipo de satisfação pessoal.
(01/10) Noite de sexta, Manhã de sábado
Um homem encontra uma mulher na noite de uma sexta-feira e a comunicação é o foco principal do filme. A distância entre os personagens é minimizada através do aparelho celular, que carrega em si um significado contextual.
(01/10) Recife Frio
Estranha mudança climática faz Recife, na região Nordeste do Brasil, passar a ser uma cidade fria. O documentário de uma TV estrangeira examina os efeitos da mudança em toda uma cultura que sempre viveu em clima quente.
(15/10) O Som ao Redor
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

Serviço:
Cine É Proibido Cochilar
Casa do Patrimônio de Olinda - Rua do Amparo, número 59 - Olinda
01 e 15 de outubro
19h
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo