Poesia popular de Adiel Luna ganha nova roupagem em Baionada

Foto: Andréa Rêgo Barros
Show de lançamento do CD será no dia 31 de maio, no Cais do Sertão
É da essência da cultura sertaneja que Adiel Luna extrai o insumo de seu trabalho artístico, que agora recebe nova roupagem no disco Baionada. Neste projeto, Adiel investiu em uma musicalidade mais refinada para dar corpo ao toque da viola, às rimas de cordel, à pisada do coco, ao canto do aboio e outros elementos da cultura popular que o acompanham desde a infância. O novo CD, realizado com apoio do Funcultura, será lançado com um show, no dia 31 de maio, no Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

Com 12 faixas, Baionada reflete o amadurecimento artístico de Adiel Luna, que contou com a sensibilidade e a experiência dos músicos Juliano Holanda e Areia na produção do disco. O projeto é um mergulho nas formas de expressão da cultura popular e tradicional, trazendo músicas feitas por Adiel e mesclando características singulares da sua identidade com contextos nordestinos: paisagens, religiosidade, cotidiano, histórias e sonoridades pernambucanas. Entre uma música e outra, Adiel conta causos, recita versos e brinca, criando um resultado bastante descontraído e dançante.

A sua viola dinâmica conduz as linhas melódicas das músicas em diálogo com a rabeca, ressignificando um dueto antigo da musicalidade nordestina e principalmente sertaneja. Cocos, baiões e sambas dão a base rítmica do projeto. “Esse trabalho é a realização de um sonho. Eu queria um disco de cultura popular, mas que musicalmente trouxesse outras referências. A ideia é que mesmo a pessoa que não escuta a cultura popular perceba o esmero com o trabalho. Uma hora eu canto, uma hora eu declamo, outra hora eu puxo um coco, mas tudo isso muito costurado musicalmente”, conta Adiel.


Prezando por uma formação acústica, o artista convidou para formar a banda que o acompanha em Baionada: Rubem França (violão de oito cordas), Eduardo Buarque (viola de 10 cordas e violão tenor), Thiago Martins, (rabeca), Uana Mahin (percussão e vocais), Johan Bremer (percussão) e Rodrigo Félix (percussão).

O nome do CD, Baionada, é uma referência às festas do sertão, um momento dedicado ao baião, ao improviso, à cantoria de viola. O equivalente às sambadas da Mata Norte. E como todo festejo que se preze, não faltaram participações especiais. Com Arnaldo Ferreira, que além de repentista e cantador de viola é pai de Adiel, faz um dueto na faixa “Legado”. Junto a Hebert Lucena, coquista com formação artística em Caruaru preparou a música “O recado”.Na pele do “Velho Deboche” Luna canta ao lado de  Valéria Wanda a faixa “Ela tá Querendo”. O disco teve ainda participações de Assis Calixto (Coco Raízes de Arcoverde), Terno de Areia, Júlio Cesar, Daniel Coimbra, Rudá Rocha e João Arruda, violeiro de Campinas (SP).

Em Baionada, Adiel também resgata elementos do cancioneiro popular ibérico. O que parece distante geograficamente muito se assemelha na cultura popular. Ao tempo em que apresenta uma morna – gênero musical típico de Cabo Verde –, na música “Eita Saudade”, identifica-se uma sextilha de viola. Em outro trecho, de “Eita Saudade”,, o que mais parece uma pisada de coco é na verdade uma mazurca de terreiro, traduzin’do na música as origens e renovações da cultura popular.

A capa do disco tem ilustrações de Valeria Rey Soto, inspiradas em personagens de uma mitologia particular, meio bicho, meio gente, em situações cotidianas da vida rural.

O lançamento - No show de lançamento de Baionada, que será realizado no dia 31 de maio, às 17h, no Cais do Sertão, Adiel Luna canta, toca pandeiro e viola. No repertório, músicas do CD e outras composições do artista. Participam do show o seu pai, Arnaldo Ferreira, assim como Herbert Lucena, Dona Cila do Coco e o Velho Deboche, mestre de pastoril.

O artista – Nascido e crescido na Mata Norte de Pernambuco, Adiel Luna vive na capital há cerca de 10 anos. Destaque da nova geração de artistas, possui uma relação muito íntima com os terreiros das tradições populares, onde cresceu. Empunhando a bengala e o apito, ou a viola, ou o pandeiro, Adiel solta a voz e desencadeia na plateia o gozo e o apetite para o verso.

O trabalho de Adiel Luna não é o resultado de uma pesquisa cultural, mas a expressão natural e genuína de quem vive a brincadeira tradicional. Não é o produto de um resgate, mas o retrato de quem nasceu e se criou no ambiente da cultura popular e de quem mantém um diálogo constante e respeitoso com os mestres e com os terreiros. A este acúmulo, Adiel acrescenta uma renovação, típica de quem saiu do campo para a cidade e que não pode – nem quer – desconsiderar as influências urbanas. O contato desses dois domínios resulta num trabalho extremamente original e sofisticado, que se materializa neste novo projeto.

Serviço:
Lançamento do CD "Baionada", de Adiel Luna
Domingo, 31 de maio
17h
Cais do Sertão, Av. Alfredo Lisboa, S/N - Recife, PE

Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife