Sistema Fecomércio lança o programa Faculdade Aberta à Terceira Idade


No intuito de promover a integração e o desenvolvimento social, educacional, político e sociocultural de pessoas da terceira idade, o Sistema Fecomércio PE, através da Faculdade Senac, em parceria com o Sesc, lança o Programa Faculdade Aberta à Terceira Idade. A iniciativa, que inicialmente deve atender aos idosos de toda a Região Metropolitana do Recife, abre inscrições esta semana (dias 12 e 13 de agosto) para cursos de extensão e livres, além de disciplinas do curso de graduação.

O programa é dividido em três áreas de atuação: os projetos Maturidade — curso Viver Melhor, com disciplinas livres de tecnologia, inglês, atualidades, turismo, sustentabilidade, literatura e recreação —; Alvorecer, com cursos, oficinas, palestras e apresentações culturais; e Integrar, que são disciplinas de graduação. A idade mínima para participar do projeto é de 60 anos, conforme determinam a ONU e a UNESCO. Para os cursos livres e de extensão é preciso ser alfabetizado e para as disciplinas de graduação é necessário comprovar a conclusão do ensino médio.

Serão disponibilizadas 108 vagas, sendo 50 para o curso livre Viver Melhor, a ser ministrado no Sesc Ler Goiana; 25 para cada curso de extensão: Reaproveitamento Integral dos Alimentos e Estilo e Produção; e duas vagas para cada disciplina dos cursos de graduação: Estilo, Oratória, Cozinha Internacional e Empreendedorismo. Os cursos de extensão e as disciplinas de graduação serão realizados na Faculdade Senac, no Recife. Ao final das atividades vinculadas ao Programa Faculdade Aberta à Terceira Idade, os concluintes receberão certificados de participação.

Como Participar | As inscrições serão realizadas presencialmente nas instituições onde haverá o curso. A documentação necessária é o RG, CPF, Comprovante de Residência e o formulário de inscrição preenchido no local. Os cursos são gratuitos.
 
Curso Viver Melhor | As inscrições estão abertas de 13 a 15 de agosto, no Sesc Ler Goiana, das 9h às 16h. Serão oferecidas 50 vagas, sendo 30 para comerciários e dependentes e 20 para o público em geral. Serão reservadas ainda 50% das vagas para os idosos integrantes do grupo da terceira idade da unidade. O preenchimento das vagas será por ordem de chegada e haverá uma lista de espera para o caso de haver desistências. Os comerciários e dependentes devem apresentar a carteira do Sesc atualizada e o público em geral, deve apresentar o comprovante de renda.

O curso terá duração de cinco meses com aulas nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 16h. A aula inaugural será no dia 22 de agosto, às 14h, no Sesc Ler Goiana. As disciplinas abordadas serão: atualidades, tecnologia, sustentabilidade, inglês, literatura, jogos recreativos e turismo social.

Cursos de Extensão e Disciplinas da Graduação | As inscrições serão realizadas nos dias 12 e 13 de agosto na secretaria da Faculdade Senac, das 8h às 20h. No momento da inscrição, os candidatos passarão por uma entrevista, que faz parte do processo. Para se inscrever, basta levar RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Quem se inscrever nas disciplinas de graduação também precisa apresentar a ficha 19, que comprova a conclusão do ensino médio.

Os cursos de extensão terão duração de dois meses, com início em setembro até o final do mês de outubro. Serão realizados uma vez por semana com carga horária de 32h. As aulas do curso de Reaproveitamento Integral dos Alimentos serão ministradas nas segundas-feiras das 13h30 às 17h. Já nas terças-feiras, no mesmo horário, está programada a turma do curso de Estilo e Produção Pessoal.

As disciplinas de graduação iniciam em agosto e seguem até dezembro, oferecidas uma vez por semana. Quem optar pela disciplina de Estilo terá aulas todas às sextas-feiras das 13h30 às 17h. Ainda às sextas-feiras será ministrada a disciplina de Cozinha Internacional, das 8h às 10h40. A disciplina de Oratória também será ministrada pela manhã, das 10h40 às 12h20, às segundas-feiras. Quem quiser participar das aulas de Empreendedorismo, terá aulas nas noites de quinta-feira, das 18h30 às 22h.

50 anos de Trabalho com Idoso | O Sesc é pioneiro no desenvolvimento do Trabalho Social com Idosos, atuante nesse setor há 50 anos. A atividade consiste em ações voltadas para a valorização e a inclusão do cidadão idoso, através de reuniões, palestras, debates, atividades culturais, dinâmicas de grupo, entre outras atividades. A equipe técnica viabiliza ainda oficinas, cursos, atividades esportivas, seminários, eventos, passeios, atendendo às necessidades da clientela.

O trabalho é sistemático e contribui para a socialização dos idosos, elevação da autoestima, reescalonamento de valores, reconstrução da autoimagem e da autonomia. A atividade Trabalho com Idosos é desenvolvida em todas as Unidades Executivas do Sesc em Pernambuco e, inclusive, nos Centros Educacionais Sesc Ler.

Serviço:
Programa Faculdade Aberta à Terceira Idade
Inscrições: Faculdade Senac – 12 e 13 de agosto
                    Sesc Ler Goiana – 13 a 15 de agosto
Critérios: Maior de 60 anos, ser alfabetizado (cursos livres e de extensão) e ter ensino médio completo (disciplinas da graduação).
Cursos gratuitos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente