Uma trupe circense vibrante e consciente do seu papel social

      Foto: acervo do artista
 
Por Manoel Constantino
Quem diria que aqueles meninos que participavam das oficinas circenses da mais antiga escola de circo do Recife, o Arricirco, criada por  Madre Escobar, Luiz Maurício Carvalheira e Dom Hélder Câmara, hoje formam um trupe profissional e atuante, não só em espetáculos, mas também como educadores sociais conscientes dos seus papéis de agentes transformadores. Numa síntese: fazem do circo a alegria de suas vidas e de muita gente.

A Trupe Pernilongos é formada por Sérgio Muniz, Jonauto Andrade, Adeilton de França, Alequisandro Paulino, Didha Araújo e Laércio Assis e todos começaram suas carreiras entre sete e oito anos e nunca mais abandonaram a vida circense. Para termos uma ideia mais clara, Sérgio Muniz começou no Circo Oi, Oi, Oi, armado no antigo Cecosne, já sob o comando de Madre Escobar, em 1990.

Já no Arricirco, em 1995, eles participaram do espetáculo do Grande Circo Popular do Brasil, do ator Marcos Frota, além de continuarem o aperfeiçoamento tanto é que hoje a Trupe Pernilongo’s trabalha com malabares, perna-de-pau, equilíbrio, monociclo, aéreo (trapézio, tecido acrobático e palhaçaria. 


Com tal leque de especialidades circenses, a trupe participa do espetáculo do Circo Mágico Alakazam, no projeto de circulação pelo interior do Estado, com patrocínio do Funcultura e são educadores no SESC Itíuma, em São Lourenço da Mata, sob a coordenação de Bóris Trindade, além de contratos avulsos, quando apresentam espetáculo próprio com uma hora de duração ou apresentações solos em festas e eventos.


Hoje, todos possuem entre 15 a 24 anos de vida circense, tendo experiências em eventos internacionais na Itália, Chile, Argentina e Holanda.Apaixonados e convictos que o circo era de fato o caminho de vida e profissão escolhido, em 2007, resolvem criar a Trupe Circense Pernilongo’s, e são unânimes em afirmar que as artes circenses os fizeram profissionais conscientes mas também foram preparados para a vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado