I Mostra Brinquedo Monstrinho acontece neste sábado (31)

Foto: Divulgação
No próximo sábado (31), acontece a I Mostra Brinquedo Monstrinho no bairro do Engenho do Meio, no Recife. No evento estarão expostas obras de arte criadas por crianças com idade entre 7 e 12 anos que utilizaram fragmentos de brinquedos quebrados como material para a criação de seres fantásticos.

Propondo a livre reutilização dessa matéria-prima ao mesmo tempo familiar e inusitada, uma oficina conduzida durante quatro semanas guiou os pequenos participantes em uma viagem de introdução à linguagem das artes visuais, tendo como ponto de partida a pintura e a escultura.  “A ideia é desenvolver aptidões manuais e instigar reflexões sobre o fantástico, a imaginação, outros mundos ou outros seres”, explica a artista visual Lia Letícia, responsável pela iniciativa em parceria com os também artistas Isabela Stampanoni e Romildo Roma.

Foto: Divulgação
Lia, Isabela e Romildo tem projetos artísticos individuais em diferentes áreas, mas também têm sua trajetória ligada ao hibridismo entre as linguagens. Lia Letícia é artista multimídia e educadora do projeto Escola Engenho, no Recife. Isabela Stampanoni trabalha predominantemente com pintura, mas também atua com audiovisual e foi responsável pelo setor de arte educação do Museu Murilo la Greca. Já Romildo Roma é músico e desenvolve trabalhos em cerâmica e madeira, além de também atuar como educador na Escola Engenho.

Os brinquedos surgiram no século 17 como uma espécie de “sobra” das atividades de marceneiros, fundidores, vidraceiros… De lá para cá, ganharam importância e brincar assumiu o significado de libertação. Assim, a oficina incentiva a existência de brinquedos libertadores, tocando em questões como consumismo, reaproveitamento, fantasia e criatividade. O projeto é conduzido em um região em que crianças de baixa renda muitas vezes são levadas a desejar brinquedos industrializados, muitos deles importados e de baixa qualidade. Na proposta do Brinquedo Monstrinho, o desapontamento do que não se tem ou do brinquedo quebrado vira possibilidade.  O projeto conta com incentivo do Funcultura.

Serviço:
I Mostra Brinquedo Monstrinho
Centro Integrado de Saúde
Rua Lindolfo Collor, 65, Engenho do Meio
Sábado, 31/5
15h às 19h
Gratuito
*Texto da Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo