Programação de Artes Visuais do mês de abril

Museu da Cidade do Recife
Forte das Cinco Pontas – Bairro de São José

Recife em cantos
25
Ter a Sáb – 9h às 17h
Gratuito
(81) 3355 9540(81) 3355 3106 
O Museu da Cidade do Recife (MCR) inaugura no dia 25 de abril a mostra Recife em cantos. Com uma exposição de objetos, fotografias, vídeos e documentos do acervo, será narrada a história da evolução urbana do Recife entre os séculos XVI e XX. Entre as peças expostas estão pinhas e azulejos do século XIX, objetos arqueológicos, gravuras do período holandês e litografias do século XIX editadas por F. H. Carls. A exposição além das visitas mediadas, contará com uma atividade dirigida para grupos.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifDos carnavais saudosos
Até 10
Ter a Sáb – 9h às 17h
Gratuito
(81) 3355 9540(81) 3355 3106

A mostra Dos carnavais saudosos faz um recorte dos carnavais das décadas de 1940 a 1960 e reúne 80 fotografias do acervo do Museu da Cidade do Recife (MCR) registradas pelos fotógrafos Alexandre Berzin, Romildo Carvalho, Severino Fragoso, Mário de Carvalho, Antônio Tenório e José Césio Regueira Costa, 40 do Projeto Lambe-Lambe, de Breno Laprovítera e Jarbas Junior, e mais 60 imagens cedidas pelo público. 

Forte das Cacimbas
Até 30
Ter a Sáb – 9h às 17h
Gratuito
(81) 3355-9540(81) 3355-3106 
Ação de educação patrimonial em comemoração ao aniversário da Cidade do Recife, utilizando contação de histórias, teatro e oficina de arte para remontar a construção do Forte das Cinco Pontas para proteção das cacimbas de água potável de Ambrósio Machado, um abastado senhor de engenho na ilha de Antônio Vaz. Escolas públicas e privadas podem agendar visitas para grupos de até 90 pessoas.

Centro Cultural Correios
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
(81) 3224 5739 

Mostra Contemporânea Arte Cerâmica aporta hoje no CCC-Recife
Até 11 de maio
Seg a Sex – 9h às 18 h, Sáb e Dom – 12h às 18h
Entrada Gratuita  
A mostra coletiva intitulada Contemporânea Arte Cerâmica, cuja montagem inclui a participação de grandes artistas da atualidade, é dedicada a Luiggi Poluzzi (in memoriam) pela sua contribuição na construção e manutenção dos fornos cerâmicos do Nordeste. Faz também uma homenagem a Francisco Brennand pela sua importante contribuição à arte cerâmica e realiza uma sala especial para Anneliese Poluzzi, uma das pioneiras na arte cerâmica no estado. Em paralelo, os visitantes poderão conferir vídeos e palestras sobre os processos de criação e sobre as inovações da arte cerâmica.

Pôster Arte Design
De 3 de abril a 10 de maio
Seg a Sex – 9h às 18 h, Sáb e Dom – 12h às 18h
Entrada Gratuita  
Terceira edição da mostra que integra a programação do Abril Pro Rock traz as autenticidades que consolidaram, em 22 anos de história, o APR como um dos festivais de música mais relevantes do país. Desde 2012, o APR vem ampliando sua forte relação com a cultura pop, e em 2014 lança a terceira edição da mostra. A exposição celebra o design de cartazes de shows, festivais, turnês, eventos e álbuns, entre outras produções do Brasil e do mundo que agregam arte gráfica e música. Com curadoria de Paulo André Pires, a mostra traz mais de 50 obras, representando artistas nacionais e internacionais, com algumas surpresas e raridades. 
 
Paixão Plástica
Até 27
Seg a Sex – 9h às 18 h, Sáb e Dom – 12h às 18h

Entrada Gratuita 

Paixão Plástica mostra uma variedade de fotografias abstratas criadas com composições utilizando o plástico como matéria-prima. O desejo imagético entre a pintura e a fotografia foi o que motivou as criações de Breno César. Suas fotografias tentam provocar e expandir os sentidos do observador através de imagens de objetos plásticos construídos, numa sofisticada composição orgânica de cores e texturas. Essa exposição traz um olhar diferenciado dentro da arte fotográfica pernambucana, ampliando as possibilidades de novas estéticas no Estado.

Arcaico contemporâneo – 50 Anos de pintura de Urian Agria de Souza 
Galeria Janete Costa | Parque Dona Lindu
Av. Boa Viagem, s/ nº – Boa Viagem
Qua a Sex – 12 às 20h
Sáb e Dom – 14h às 20h
Até 27
(81)3355 9832 
Depois de 18 anos sem realizar uma mostra individual no Recife, o artista leva para o espaço expositivo pinturas e desenhos, numa representação recheada de elementos mitológicos. Há quem diga, e não são poucos, que Urian pinta como se estivesse mergulhado num fundo de rio. É possível que venham daí os efeitos de transparência que ele dá aos seus trabalhos, com uns tantos brancos sobrepondo cores. Na escolha dos temas, percebe-se a cultura dos antepassados, a mitologia das águas e das matas, a exuberância e a mistura de raças, os seres humanos e animais. Enquanto a exposição estiver em cartaz, até 27 de abril, Urian estará à disposição para conversar com o público, sempre às quartas-feiras, às 14h.

Entremeios
Arte Plural Galeria
Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Até 26
Ter a Sex – 13h às 19h
Sáb – 16h às 20h
Gratuito
3424 4431
www.artepluralgaleria.com.br 
Exposição de imagens dos fotógrafos Gustavo Bettini e Lia Lubambo. O tema são os hábitos e paisagens do sertão pernambucano à luz da lua e das estrelas e traz uma nova proposta imagética para a região, tão associada a calor, sol e seca. Além das fotos, a exposição terá sons, cheiros e objetos característicos da região para serem tocados pelo público. Com curadoria da jornalista e especialista em fotografia Simonetta Persichetti, a exposição traz 29 fotos, feitas durante 10 noites pelas cidades de Buíque, Floresta, Flores, Algodões, Serra Talhada e Ibimirim.

Lugar Nenhum – Kilian Glasner
Galeria Amparo 60
Av. Domingos Ferreira, 92 A – Boa Viagem
Até 20 de abril
Seg a Sex – 9h às 13h e 14h às 19h
Sáb – 10h às 14h (Com agendamento prévio)
(81) 3033 6060 
Composta por obras inéditas na cidade das séries Infinito e Obscura. Kilian não expõe no Recife desde 2010 e essa será sua primeira exposição na Amparo 60. O artista vai expor desenhos em pequenos e grandes formatos. No total, são 15 obras, 12 produzidas em pastel e carvão sobre papel e 3 em nanquim sobre papel. Com esses materiais simples, o artista constrói paisagens com uma linguagem visual descolada da mera representação.

Homenagem a Zuleno – Renato Vale
DUMARESQ Galeria de Arte
R. Professor Augusto Lins Silva, 1033, Boa Viagem
Até 11
(81) 3341 0129
 www.dumaresq.com.br 
“Conheci Zuleno em 1978 e nos tornamos grandes amigos, éramos como pai e filho! Curioso é que nunca tivemos muita afinidade com o jeito de fazer arte, e percebendo e respeitando isso, conversava comigo e chamava atenção para coisas características do meu desenho e pintura que nem mesmo eu percebia – estava com 18 anos e não tinha a menor ideia do que seria meu trabalho, e se seria meu trabalho. Zuleno respeitava tanto essas diferenças que me ensinou mais que a desenhar ou pintar, me ensinou a pensar e a filosofar. Ano que vem Zuleno completaria 100 anos. Aqui, com essa série de pinturas, [...] começo a minha homenagem”, escreveu Renato Valle.

Nossos Talentos
Restaurante Brasa & Mar
Av. Bernardo Vieira de Melo 1399, Piedade – Jaboatão dos Guararapes
3468 8799 / 9407 8932 / 8535 5640
curadoria_sebastiao@hotmail.com

Com curadoria de Sebastião Barbosa, os artistas plásticos Germano, Sérgio Birukoff e Zenaide Araújo realizam exposição coletiva de pintura com temas diversos.

Arte de Pernambuco
Officina Design
7 a 31 de maio
Av. Bernardo Vieira de Melo 728, Piedade – Jaboatão dos Guararapes

3468 8799 / 9407 8932 / 8535 5640
curadoria_sebastiao@hotmail.com

Diversas peças dos artistas Germano, Héllio Mangueira, Rinaldo Carvalho, Selma Di Medeiros e Sergio Birukoff ficam em cartaz durante o mês de abril e maio.

CAIXA Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife Antigo
(81) 3425 1900

Recife é um Porto
Até 12 de maio
Ter a Dom – 12h às 20h
Gratuito

A exposição fotográfica inédita Recife é um Porto documenta as transformações urbanas recentes na paisagem do Bairro do Recife, destacando-se a condição portuária da capital. O objetivo é a valorização e a preservação da memória do Recife com fotografias de Gustavo Maia, que registraram o período de 1992 a 2012. As fotos são acompanhadas de textos e poemas de importantes poetas pernambucanos que abordam temas ligados ao porto. A curadoria é de José Luiz da Mota Menezes.

O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius
Até 18 de maio
Ter a Dom – 12h às 20h
Gratuito


Exposição em que grandes nomes da música brasileira como Paulinho da Viola, Renato Teixeira, Toquinho, Antonio Nóbrega, Chico Buarque e Martinho da Vila se unem ao artista gráfico Elifas Andreato para celebrar a obra de Vinicius de Moraes. Serão exibidos vídeos e fotografias que registram o making of de composições musicais inéditas, além de aquarelas originais feitas pelos artistas, inspiradas no poema O haver, do compositor carioca. A mostra traz também 15 telas em tinta acrílica do artista gráfico Elifas Andreato, curador do projeto, uma para cada estrofe do poema. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hey Jude & Orquestra volta ao Recife para tributo aos Beatles com a turnê Now and Then

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii