Pára-quedista Real realiza seu primeiro acerto de marcha

Foto: Divulgação
O bloco Pára-quedista Real começa o esquente para o Carnaval e realiza seu primeiro acerto de marcha. A prévia acontece nesta quarta-feira (12), a partir das 20h, no Bar Real, em Casa Forte. Animando a noite, o maestro Marco Lucena comanda a orquestra e coral da agremiação, que este ano sai com o tema “Eu quero um banho de cheiro”, em homenagem ao compositor Carlos Fernando, falecido no ano passado. O objetivo do ensaio é preparar o repertório do bloco para seu 14º desfile, no dia 26 de fevereiro.

Autor de “Banho de cheiro”, um dos maiores sucessos cantados por Elba Ramalho, Carlos Fernando era frequentador do Pára-quedista Real desde o 1º ano. Ele será lembrado no repertório da agremiação com um pout pourri de suas músicas, que receberam arranjos especialmente preparados pelo músico Cláudio Almeida. Neste ensaio, o público já poderá conferir, em primeira mão, as versões das canções Tempo Folião, Aquela Rosa, Bom é Batutas, Sou teu Amor, Noites Olindenses e, claro, Banho de Cheiro.

A noite ainda promete frevos clássicos, como os de Edgar Moraes e de Nelson Ferreira, e releituras de canções mais modernas, como “Noite dos Mascarados”, de Chico Buarque, e “Leão do Norte”, de Lenine. “A nossa ideia é partir de antigas experiências para lançar novas composições, arranjos, melodias. Queremos fugir do tradicionalismo e nos diferenciar dos demais blocos líricos”, comenta o fundador da agremiação, Humberto Vieira.

Programação - Além deste primeiro acerto de marcha, está programado um segundo ensaio, no próximo dia 19, também no Bar Real. Já o grande desfile acontece no dia 26 de fevereiro, pelas ruas do Poço da Panela, a partir das 19h, com concentração em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde. Ao fim do percurso, aí sim a festa se completa com grande baile de Carnaval.    

Origem - O Pára-quedista Real nasceu em 1999 para atender aos anseios de alguns adoradores de Frevo de Bloco em dar um novo rumo às brincadeiras de Carnaval e incrementar o polo espontâneo das festas de Momo no bairro de Casa Forte, mais precisamente no histórico Poço da Panela. O que vem sendo bem cumprido ao longo dos 14 anos de desfile, com apenas uma pausa em 2009.

O nome da agremiação, cuja grafia foi mantida na forma original (os fundadores optaram por não aderir ao Acordo ortográfico), tem sua origem na fusão de dois conceitos: o Pára-quedista é alusivo à música de título homônimo que o compositor Roberto Bozan fez para o bloco Madeira do Rosarinho, e o Real vem da Estrada Real do Poço, de onde sai o desfile, Poço da Panela.

Serviço:
Ensaio do Pára-quedista Real;
Quarta-feira (12), às 20h;
No Bar Real (Av. Dezessete de Agosto, 1761, Casa Forte);
Couvert artístico: R$ 15;
Informações: (81) 3081-7170

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado