Meu bairro... Moro aqui: Brejo de Beberibe e Porto da Madeira

Ladeira do Sapoti, no Porto da Madeira
Texto e fotos: Gianfrancesco Mello

O crescimento da cidade do Recife aconteceu, no decorrer do tempo, do centro para a periferia. Isso porque, na época, existiam diversos engenhos e, posteriormente, alguns sítios. Os bairros foram surgindo aos poucos. Diversas distribuições territoriais aconteceram. Neste mês, fomos percorrer dois bairros que poucas pessoas sabem que existem. A começar pelos próprios moradores. Isso porque por serem muito pequenos, as referências são bairros maiores como Beberibe. Tanto que os dois bairros deste mês parecem, realmente, fazer parte de um só, ou seja, o de Beberibe.

Avenida Vereador Otacílio Azevedo, no Brejo de Beberibe
O nosso passeio começou pelo Brejo de Beberibe. Lá, a dificuldade de saber a localização exata do bairro só foi vencida graças à ajuda de um mapa. Com ele em mãos, percorremos algumas ruas à procura do nosso objetivo: achar locais de entretenimento para a população. Logo no início da Avenida Vereador Otacílio Azevedo, encontramos um campo de futebol que, segundo a população, não possui nenhum nome. “Foi uma área de barro sem construção que sempre existiu. Daí, acabou se tornando um campo de futebol”, conta uma moradora.

O bairro, que está localizado na Zona Norte do Recife, limita-se com Passarinho, Dois Unidos, Linha do Tiro, Alto José Bonifácio, Vasco da Gama, Nova Descoberta e Brejo da Guabiraba. Seguindo pela avenida que corta a pequena região, deparamo-nos com o Terminal do Brejo. O local até lembra aqueles terminais de ônibus de algumas cidades do interior. É lá, muitas vezes, que as pessoas se encontram para conversar e esperar a próxima saída do ônibus.


Campo de futebol no Brejo de Beberibe
Ao explorar as ruas de Brejo de Beberibe, partimos para o nosso próximo destino: o bairro de Porto da Madeira. O nome tem origem em um porto instalado no bairro de Beberibe, situado às margens do rio Beberibe, onde as embarcações que transportavam madeiras as descarregavam nesse porto, dando origem, assim, ao nome da localidade. Esse porto era o principal ponto de desembarque da matéria-prima, que abastecia os bairros da Zona Norte do Recife. Porto da Madeira se encontra encravado entre os bairros de Cajueiro, Fundão e Beberibe. É através das águas do rio Beberibe que o bairro faz divisa com o município de Olinda.


Terminal do Brejo
Percorremos ainda algumas ruas da localidade e o que nos chamou a atenção foram os nomes de algumas delas, como, por exemplo, a Rua Dalva de Oliveira (cantora considerada a Rainha da Voz ou o rouxinol brasileiro) e a Ladeira do Sapoti (fruto originário da América Central), que é o ponto mais alto do bairro. E foi exatamente desse ponto, com uma vista belíssima, que nos despedimos desses bairros tão pequenos, mas que ajudam a enriquecer o Recife com suas peculiaridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orixás para Criança na Praça Várzea e no Parque Dona Lindú

Parque retoma programação regular de cinema a partir da próxima quarta-feira (8)

Festival de rock, concertos e feiras movimentam o Pernambuco Centro de Convenções em maio