Ciclofaixa homenageia o Frevo em clima de Virada Esportiva

Para homenagear os 107 anos do mais famoso ritmo pernambucano - o frevo - a Ciclofaixa de Turismo e Lazer vai cair no passo no próximo domingo, dia 9 de fevereiro. Nesta data, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo do Recife, irá organizar um espaço para piquenique no Marco Zero e convidará todos os usuários de bicicletas do Recife a comemorarem a data a caráter e com a bicicleta enfeitada. E a Virada Esportiva, parceria da PCR com a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), garantirá diversas atividades de esportes e lazer no Bairro do Recife.

Na Praça do Marco Zero, uma orquestra irá executar os grandes clássicos do ritmo, que recebeu da Unesco o título de patrimônio imaterial da humanidade. Será preparado um espaço, com mesinhas e cadeiras, para que recifenses e turistas possam fazer o piquenique. No espaço, haverá também barraquinhas de comida. Durante o evento, haverá um concurso para premiar os ciclistas com as melhores fantasias e com a bicicleta mais bem decorada. Os primeiro, segundo e terceiro lugares ganharão prêmios da Reciclo Bike. O horário do piquenique será das 7h às 14h, e o concurso de fantasias será às 11h.

A iniciativa pretende estimular recifenses e turistas a conhecer a cidade durante o período do carnaval. Entre os pontos turísticos que podem ser conhecidos durante o roteiro estão a Lagoa do Araçá, o Parque Dona Lindu, a Praça Maciel Pinheiro, a Igreja Matriz da Boa Vista, a Casa da Cultura, a Estação Recife de Metrô, Ponte Maurício de Nassau, o Sítio Trindade, o Parque da Jaqueira, o Centro de Artesanato e o Forte das 5 Pontas.

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, inaugurada em março de 2013, conta com rotas que saem da Zona Sul, Zona Oeste e Zona Norte, todas convergindo no Recife Antigo. Uma média de 17 mil pessoas utilizam esses 35 quilômetros de Ciclofaixa que funciona nos domingos e feriados estabelecidos pela PCR, das 7h às 16h. Mais informações sobre a Ciclofaixa estão disponíveis no site www.ciclofaixarecife.com.br.

Virada Esportiva – A Ciclofaixa deste domingo faz parte da programação da Virada Esportiva do Recife, evento inédito que levará, nos dias 8 e 9 de fevereiro, atividades gratuitas de esporte e lazer, durante 24 horas seguidas, para quatro pontos da cidade. Realizada pela Prefeitura em parceria com a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), a Virada acontecerá simultaneamente no Marco Zero e Praça do Arsenal, na praia do Pina e nos parques da Jaqueira e Dona Lindu, das 16h do sábado às 16h do domingo, com o objetivo de estimular hábitos de vida mais saudáveis e a ocupação dos espaços públicos pela população. Os 19 polos da Academia da Cidade, que normalmente não funcionam nos finais de semana, abrirão nos dois dias.

A Virada terá mais de 100 atividades, envolvendo as mais diversas modalidades, do skate ao rapel, do judô ao muay thay, do basquete de rua às antigas brincadeiras infantis. No Marco Zero e Praça do Arsenal, haverá basquete de rua, patins, badminton, handebol, aeróbica, danças populares e oficina de pipa. Destaque também para o slackline (fita elástica esticada entre dois pontos, onde o praticante anda e faz manobras) e o Sinbol, espécie de sinuca jogadas com os pés. A Caminhada da Boa Idade acontece no início da manhã do domingo, nas ruas do Bairro do Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado