quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Passeio desvenda história dos bairros de Água Fria, Bomba do Hemetério e Beberibe

Os tradicionais bairros de Água Fria, Bomba do Hemetério e Beberibe contam muito mais sobre a história do Recife do que seus moradores e turistas podem imaginar. É justamente para difundir a cultura e importância histórica dessas comunidades que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, irá promover uma edição do passeio de sensibilização turística tendo essa área da Zona Norte da cidade como tema.

O passeio tem saída às 14h da Praça do Arsenal. A primeira parada será na igreja Matriz de Água Fria, dedicada a Santo Antônio, que abriga a grande festa no mês de junho. Em seguida, o grupo passará sede do clube “Os Irresponsáveis” e seguirá para o Fundão, onde conhecerão a “Barriguda”, um dos Baobás mais famosos da cidade.

Partindo para Beberibe, a segunda parada será na Praça da Convenção, onde, na revolução de 1821 foi decretada a independência de Pernambuco, e que em 1848 foi cenário de momentos importantes durante a Revolução Praieira. Os participantes terão a oportunidade de observar o comércio popular, o monumento à Convenção de Beberibe, de Abelardo da Hora, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em estilo eclético.

Em Água Fria, haverá a visita à sede dos Caboclinhos Sete Flechas; e seguindo pela Estrada Velha, rumo à Bomba do Hemetério, será feita uma parada na sede do Maracatu Raízes de Pai Adão e o Sítio de Pai Adão. Por fim, o próximo ponto será a sede da Gigante do Samba, escola hexacampeã do carnaval do Recife.

Mais do que conhecer pontos históricos e turísticos, os participantes receberão informações sobre diversos atrativos do local para que, em outras ocasiões, possam voltar a esses bairros e aproveitar os estabelecimentos gastronômicos, ensaios de agremiações, feiras e outros eventos cotidianos da cidade.

O circuito Água Fria, Bomba do Hemetério e Beberibe será realizado nos dias 1° e 08 de fevereiro, com saída às 14 horas da Praça do Arsenal. As inscrições devem ser feitas nas sextas-feiras que antecedem os passeios (31 de janeiro e 07 de fevereiro), a partir das 8h, pelo telefone 3355-8605. Pede-se 1 kg de alimento não perecível. O passeio é gratuito e as vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário