Nova chance de conhecer a história do protestantismo no Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, proporciona mais uma chance de participar do tour que retrata a presença da religião protestante na cidade. O passeio é gratuito e os participantes poderão conhecer o movimento protestante, suas influências no Recife, além de histórias que remontam desde o século XVII até os dias atuais.

O tour tem saída pontual às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. De lá, o grupo passará pelo Cemitério dos Ingleses, localizado no bairro de Santo Amaro. O espaço foi criado no ano de 1814, a partir de uma permissão concedida pelos portugueses para os ingleses de demarcarem um território exclusivo onde enterrariam seus mortos. O passeio continua rumo à Avenida Conde da Boa Vista. Os participantes poderão contemplar a Igreja Presbiteriana da Boa Vista, de estilo neogótico, e a primeira Igreja Batista do Recife.

Ainda no bairro da Boa Vista, serão visitadas as igrejas Batista da Capunga e Evangélica Congregacional Pernambucana. Seguindo para a Zona Norte do Recife, será visitada a Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, no Espinheiro. De lá, os participantes serão levados até Casa Amarela para conhecer a Paróquia Luterana do Recife, do ano de 1950.

O projeto de Sensibilização Turística do Recife tem como principal objetivo fazer com que a população conheça melhor a cidade. O tour é realizado em um ônibus com ar-condicionado, acompanhado por guias de turismo. A inscrição para participar desse tour será nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, pelo telefone (81) 3355-8605. A Secretaria de Turismo e Lazer pede que os participantes levem, no dia do passeio, um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

Protestantismo - A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que teve início no século XVI por Martinho Lutero (Martin Luther), na Alemanha. Seus ideais propunham uma reforma na doutrina católica romana e, com isso, diversos grupos foram criados, movimento também conhecido como Luteranismo. O movimento foi o originador da Reforma da Igreja Católica e das Igrejas Reformadas ou Calvinistas (Presbiterianismo e Congregacionalismo).

No Recife, o primeiro contato com o protestantismo foi durante a ocupação holandesa, que aqui instalou a igreja cristã reformada. Com a expulsão dos holandeses, a cidade teria contato novamente com a doutrina no século XIX, por meio dos ingleses que aqui chegaram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado