sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Em show com entrada gratuita, Babi Jaques e Os Sicilianos voltam ao Recife depois de um ano em turnê pela América do Sul

Foto: Marcos Bruno
O ano de 2014 já começa agitado para os mafiosos da Babi Jaques e Os Sicilianos. No dia 1 de fevereiro, o grupo se apresenta novamente no Recife, no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Shopping Rio Mar, às 19h, com entrada franca. A trupe retorna aos palcos de sua cidade natal após um ano bastante intenso. De Abril a Dezembro, eles realizaram uma turnê de lançamento de seus novos disco e espetáculo, ambos denominados "Coisa Nostra". A incursão passou por todas as regiões do Brasil, além do Uruguai e da Argentina. Com a produção totalmente independente, sem recurso de patrocinadores e incentivos estatais, realizaram mais de 60 apresentações em 40 cidades e 18 estados brasileiros. Toda a itinerância foi realizada de forma terrestre, em uma minivan com uma minicarreta, onde grupo carrega consigo toda a estrutura necessária para apresentação de seu espetáculo, que vai desde os cenários e instrumentos, aos equipamentos de som e luz. Em nove meses o grupo percorreu mais 40 mil km pelas estradas da América do Sul. Para efeitos de comparação, o Equador, linha imaginária que circunda o planeta Terra e o divide em dois hemisférios, possui 40.025 km de extensão.

Em "Coisa Nostra" o grupo convida o público a conhecer a fantástica cidade de Nostrife - uma ilha que era localizada no Rio Capibaribe e hoje circula por todo o planeta, depois que alguns de seus moradores descobriram uma forma de transportá-la. Na trama Baros, Babi, Lasserre e Well, contam e cantam as estórias dos seres deste lugar encantado. Utilizando as diversas esferas artísticas como a música, o teatro, as artes visuais, a dança e o cinema, o grupo imerge e passeia com os espectadores pelos lugares, tradições e costumes Nostrifenses. O espetáculo é resultado da  trocas culturais e das várias parcerias firmadas pelo grupo ao longo de sua história mambembe. Utilizando a fantasia da realidade paralela, "Coisa Nostra" também trata do oficio do artista independente e apresenta um apanhado do que os integrantes absorveram das várias culturas vivenciadas ao longo de suas vidas volantes.

Como são os próprios gestores e produtores deste trabalho, a trupe também utiliza a itinerância para ministrar as oficinas "Sim, eu vivo de Música: Diálogos sobre produção, difusão e gerenciamento de arte". Com base no Plano da Secretaria Nacional da Economia Criativa, as oficinas visam fomentar a discussão acerca das possibilidades de se trabalhar e gerir carreiras artísticas ou de grupos de cultura popular, bem como a comercialização de seus bens e produtos culturais de forma independente. As oficinas discutem a formalização, a carga tributária e a organização financeira dos profissionais da cadeia produtiva de arte. Trata também das estratégias de marketing e o uso da internet como meio de divulgação de um trabalho. Além de realizar uma pesquisa sobre como, em cada um destes lugares, os artistas se articulam e desenvolvem as suas carreiras.

A gravação do disco "Coisa Nostra" foi fruto da premiação no Festival Pre Amp 2012, onde o grupo foi o grande vencedor desta edição. Em quatro anos, a Babi Jaques e Os Sicilianos recebeu 16 premiações em alguns dos mais importantes festivais e mostras competitivas de música do país. Também em 2012, o grupo lançou na MIMO - Mostra Internacional de Música de Olinda, em parceria com o poeta e cineasta Wilson Freire, o documentário "Sabe Lá O Que é Isso. No filme, que presta uma homenagem aos 80 anos do Bloco de carnaval Batutas de São José, a banda convida o Maestro Spok para fazer uma nova versão do hino do bloco. Entre guitarras e distorções, o grupo investiga a evolução musical do frevo levantando uma discussão acerca das inovações estéticas ocorridas com esta manifestação ao longo do tempo. O filme ainda conta um pouco da história do carnaval de rua do Recife, da destruição física do bairro de São José na década de 1970 e dos 80 anos de resistência dos Batutas de São José. 

Serviço:
Babi Jaques e Os Sicilianos apresenta a "Coisa Nostra"
Teatro Eva Herz, Livraria Cultura do Shopping Rio Mar.
Avenida República do Libano, 251, Pina
Neste sábado (1º), às 19h
Entrada gratuita
Informações: (81) 8856-8882 / 3265-0931 / www.coisanostra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário