Meu bairro... Moro aqui: Alto Santa Terezinha

Do Alto Santa Terezinha se pode ver outros
bairros da capital pernambucana
Texto e fotos: Gianfrancesco Mello
  
O Recife originou-se na terceira década do século XVI, quando era apenas uma pequena faixa de areia protegida por uma linha de arrecifes. Com o tempo, o local abrigou um porto e, no entorno dele, que servia a Vila de Olinda, formou-se um povoado repleto de marinheiros, carregadores e pescadores. Por se tratar de uma região portuária, o comércio se desenvolveu quase que instantaneamente e acabou por impulsionar o crescimento desse povoado. Terra que esconde muita tradição e lutas pela liberdade de expressão, no período carnavalesco os recifenses mostram toda a sua irreverência e força de fazer o melhor por uma cidade multicultural e revolucionária.

As nossas guias Joceli Silva e Lenir Santos
Dentro de tantas histórias e enredos, surgiu a povoação do bairro de Casa Amarela, que apareceu ao redor do Arraial Velho do Bom Jesus, depois das invasões holandesas. Com o passar das décadas, o bairro de Casa Amarela, que até então era soberano em sua dimensão territorial, desmembrou-se. Foi assim que surgiu o bairro Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife. Tendo em seus confins bairros como Linha do Tiro, Água Fria, Bomba do Hemetério, Alto José do Pinho, Morro da Conceição e Alto José Bonifácio, a região ferve no Carnaval. Isso porque a Troça Carnavalesca Comunitária Mista Tô chegando agora anima as ruas do Alto Santa Terezinha e também o centro da cidade.

Capela Santa Terezinha
E foi com essa referência que chagamos até a Rua Tamboara para encontrar as nossas guias do mês. Dona Lenir Santos, que é vice-presidente da troça e reside na localidade há 40 anos, e Joceli Silva contam que a troça surgiu meio por acaso. “Antes, existia uma quadrilha chamada Terezinha na Roça. Foi marcada uma reunião para definir algumas coisas da quadrilha e um dos integrantes estava bem atrasado. Essa pessoa sempre dizia que estava chegando e nada. Foi aí que alguém falou para criar a troça Tô chegando agora”, comenta Joceli. Dona Lenir reforça que a troça surgiu no dia 27 de dezembro de 1987 e que ela sai no centro do Recife todos os primeiros domingos de Carnaval e toda terça-feira de Carnaval no próprio bairro. “Chegamos a reunir mais de 300 pessoas pelas ruas daqui”, frisa a vice-presidente.


Moradora antiga do bairro, Dona Lenir lembra que, quando chegou à região, nada era asfaltado. “Existiam poucas casas e havia uma capelinha, onde hoje é uma padaria, chamada de Capelinha Santa Terezinha, que fazia parte da igreja de Santo Antônio, de Água Fria. Foi assim que decidimos colocar o nome da localidade de Santa Terezinha. Como aqui é alto por causa da ladeira, ficou Alto Santa Terezinha”, diz. Com o passar dos anos, a capela – que antes era na Rua Tamboara –, foi reconstruída na Rua Marilândia. E, depois de um breve passeio por entre as ruas e da conversa com as moradoras ilustres do bairro, despedimo-nos do Alto Santa Terezinha tendo como presente uma vista belíssima de outras áreas da capital pernambucana.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil