Último Sarau Plural do ano

Foto: Divulgação
Com o tema “O amanhã é hoje”, a Arte Plural Galeria realiza o último Sarau Plural do ano, nesta terça-feira (26), às 19h. A ideia do encontro é ressaltar a literatura e a música já de olho no futuro, tomando como base os passados remotos. Participa como convidado especial desta 40ª edição o jornalista, escritor e dramaturgo Nagib Jorge Neto, que se une aos também escritores e jornalistas Homero Fonseca e Marco Polo e ao músico Geraldo Maia. A entrada é aberta ao público.

Sobre o tema, Homero Fonseca, o articulador do Sarau, explica que a intenção é brincar com a imagem do futuro que várias épocas construíram, desde as mais remotas até o passado recente. “Algumas previsões se concretizaram, outras não estamos nem perto. Na música e na literatura, esse jogo entre passado e futuro se expressa em várias obras. E tocamos também num futuro que está se construindo agora: o mundo do livro digital, no qual, nosso convidado, o escritor Nagib Jorge Neto, está começando a adentrar”, reforça.

A programação do encontro comtempla textos e poemas de Álvares de Azevedo, Álvaro de Campos, Antonio Prata, Carlos Drummond, Homero Fonseca, Millôr Fernandes, Nagib Jorge Neto e Vinícius de Moraes. Completando a noite, a trilha sonora inclui composições de Alceu Valença, Caetano Veloso/Banda de Pífanos de Caruaru, Guilherme Arantes, José Imperatore/Galvarino Alderete/Fernando César, Marco Polo, Nélson Jacobina/Jorge Mautner.

Convidado – Nagib Jorge Neto nasceu em 1937, em Olho D’Água, distrito de Pedreiras, no Maranhão. Filho de um comerciante libanês e uma brasileira, começou sua carreira jornalística em 1956, em São Luiz, ao fundar o jornal Tribuna Estudantil. Em 1964, fez parte do Jornal do Povo, fechado pelo golpe militar, e teve seus direitos políticos cassados, recuperando-os só em 2008, anistiado pelo governador do Maranhão, Jackson Lago. Veio, então, para o Recife. Trabalhou em vários jornais pernambucanos e cariocas, dentre os quais o Jornal do Brasil, conquistando, em 1968, o Prêmio Esso Nacional de Informação Econômica.

A partir de 1972, mergulha no universo da literatura e lança livros como “O Presidente de Esporas”, “As Três Princesas Perderam o Encanto na Boca da Noite”, “O Cordeiro Zomba do Lobo” e “A Fantasia da Redenção”. Como jornalista, publicou “Longe do País dos Sonhos”, “Que Zorra, Camarada!” e participou de “Onde Está Meu Filho?” sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier. Atualmente, é colaborador do Jornal do Commercio e do Diario de Pernambuco.

Encontro – O Sarau Plural é resultado de uma parceria entre a Arte Plural Galeria e o jornalista e escritor Homero Fonseca. É um recital lítero-musical, aberto ao público, que acontece todas as últimas terças-feiras do mês, com leitura de versos, prosas, poemas, acompanhados de fundo musical. Sempre com a participação de um convidado e um tema específico, o projeto visa a integrar literatura e música de maneira descontraída.

Serviço:
Sarau Plural
Tema: “Amanhã é hoje”;
Com Nagib Jorge Neto, Homero Fonseca, Marco Polo e Geraldo Maia;
Terça-feira, dia 26 de outubro, às 19h;
Na Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife;
Aberto ao público;
Informações: (81) 3424-4431;

P.S.: Recomendado chegar no horário, pois os lugares são limitados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife