Recifest - Festival de Cinema da Diversidade Sexual aporta em outubro no Recife

Está no ar o Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual. É o primeiro evento local dedicado a filmes de temática LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com uma programação de qualidade, o Recifest coloca Pernambuco no mapa de eventos do gênero, como o Mix Brasil (São Paulo), o Newfest (Nova York), o Rozendag (Amsterdam) e o Teddy Awards (Berlim). O festival será realizado de 22 a 26 de outubro, no Cinema São Luiz (Boa Vista).

Realizado pela Associação Cultural Bondosa Terra, o Recifest conta com o patrocínio da Fundarpe/Governo de Pernambuco, através do edital de fomento do Funcultura Audiovisual. “Em uma época em que a diversidade sexual é tão debatida, é importante que o Recife, que sempre esteve na vanguarda cultural, se posicione de maneira incisiva. Com o evento, esperamos incentivar, apresentar e refletir uma produção cada vez mais ampla e diversificada”, diz a diretora do evento Rosinha Assis, que idealizou o Recifest ao lado do ator e produtor Rutílio de Oliveira (1959-2012) e é realizado em associação com a jornalista e cineasta Clara Angélica.

Nesta primeira edição, títulos nacionais e estrangeiros serão selecionados por uma curadoria especializada, formada pelo diretor paulista Ricky Mastro e o produtor de cinema Alexandre Soares Taquary. As mostras são competitivas e os melhores filmes receberão troféus confeccionados por Xuruca Pacheco. A programação completa será anunciada no dia 15 de outubro.


Longa-metragens – Duas obras de ficção estão confirmadas para sessões especiais de abertura e encerramento do festival, com a presença dos realizadores: a produção paraibana “Tudo o que Deus criou”, de André Costa Pinto, em que um jovem de 23 anos precisa assumir uma família enquanto passa por um conflito de identidade; aplaudido na Mostra de Tiradentes, Cine Esquema Novo (RS), Fest Latino (SP) e Cinemúsica (RJ), a produção cearense Doce Amianto, Guto Parente e Uirá dos Reis, conta a história de uma travesti que sente-se abandonada por seu amor e encontra abrigo em sua amiga morta.

Programas especiais - Além dos filmes em competição, haverá exibições especiais de longas-metragens e a Mostra DIV.A, com 15 curtas de animação de 11 países, programados por Quiá Rodrigues.

Formação - Oficinas gratuitas serão outro ponto forte do evento. Ministrada por Marlom Meirelles, “Documentando” tem foco no documentário como ferramenta de preservação e resgate da memória; a cargo de Ricky Mastro, “Distribuição de Curta-Metragem” ensina o passo a passo para chegar a festivais nacionais e internacionais. Cada oficina oferece 20 vagas. As inscrições estão abertas pelo site do festival: www.recifest.com.br.

Homenagens - Os homenageados do festival são o ator e produtor Rutílio de Oliveira (1959-2012), idealizador do Recifest, e o coletivo Angu de Teatro, que completa dez anos e fará o cerimonial do evento.

Rutílio de Oliveira - É dele a ideia deste Recifest, que viu aprovado, mas que não poderá acompanhar trabalhando, festejando, contagiando com sua energia e aquele alvoroço. De humor peculiar, Rutílio sempre foi tantos e de tantos amigos e de tantos projetos e de tantas realizações e de tantas conversas. Parecia que tudo nele só fazia sentido se fosse muito. Pois então, aqui vai um Festival inteirinho para homenageá-lo e brindar o talento do ator, do produtor, do artista e de um profissional perfeccionista e que abriu tantas frentes. No cinema, em Pernambuco, a partir dos anos 90, esteve em praticamente todos os sets. Do Baile Perfumado a Tatuagem, sem falar nos dezenas de curtas, direção de clipes, longas nacionais, teatro e publicidade. Um beijo pra você, “elegante do jeito Paulinho; Cativante do jeito Martinho; malandro e contagiante do jeito Zeca Pagodinho”.

O Coletivo Angu de Teatro nasceu em 2003, com o encontro dos seus componentes no início das pesquisas para a montagem do espetáculo “Angu de Sangue”, texto de Marcelino Freire. De lá pra cá, além de Angu de Sangue, sucesso de público e de crítica em Recife e várias capitais do Brasil, o grupo montou o polêmico espetáculo “Ópera”, do dramaturgo Newton Moreno. Em 2008 estreou o espetáculo “Rasif – Mar que Arrebenta”, também do autor Marcelino Freire, que circulou por várias cidades do Brasil. Em 2011 foi a vez do mais recente espetáculo, Essa febre que não passa, baseado em contos da jornalista e escritora Pernambucana Luce Pereira. A sede, o Espaço Coletivo, fica na Rua Tomazina, 199 – Recife Antigo. Debate – O festival também contará com o debate “Mídia e Diverisidade”, com a participação dos jornalistas Fabiana Moraes (Jornal do Commercio) e Diogo Carvalho (Blog LGBTudo / Diario de Pernambuco), Leonardo Tenório (Associação dos Homens Trans) e um representante da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. A mediação é do professor e jornalista Alexandre Figueirôa.

Clube Metrópole e Santo Bar – Uma parceria que gera poder de mobilização e representatividade com a cena local. Por isso, além de sediar a festa oficial do evento, a Metrópole montará um lounge no mezanino do Cinema São Luiz. “Acho importante um festival deste porte, pois movimentará a cena da diversidade sexual de Pernambuco”, disse Maria do Céu, produtora e promoter da casa noturna. Prêmio ABD/Apeci - A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD) foi fundada em 11 de setembro de 1973, durante a segunda Jornada de Cinema da Bahia, completando 40 anos de promoção da produção audiovisual brasileira. Essa trajetória será comemorada por diversas ações em todo o país, incluindo a entrega dos prêmios de melhor curta pernambucano e melhor curta nacional no Recifest deste ano.

A Associação Pernambucana de Cineastas (Apeci) foi criada em 1979, para mobilizar realizadores no Estado em consonância com a associação nacional. Os prêmios da ABD/APECI valorizam a liberdade artística, a criatividade, a investigação de linguagem, a provocação e a sensibilidade perante a realidade. Prêmio FEPEC – Fundada em julho de 2008, a Federação Pernambucana de Cineclubes tem como objetivo ajudar a organizar e fomentar o crescimento da atividade cineclubista em todo o estado, através da representação junto aos órgãos públicos e privados e da criação de políticas e diretrizes que defendam e consolidem o movimento cineclubista pernambucano.

Serviço:
Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual
De 22 a 26 de outubro
Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Boa Vista)
Informações: www.recifest.com.br

Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular