Movimento Pró-Criança se destaca ao redor do mundo e mostra que vale a pena investir para transformar a situação social das crianças e jovens

O trabalho desenvolvido pela ONG pernambucana Movimento Pró-Criança vem chamando atenção ao redor do mundo. Depois de encantar a Rainha Silvia da Suécia, que já levou os grupos de dança e música formados por alunos da instituição para se apresentarem em seu país em duas oportunidades: 2004 e 2011, agora o Pró-Criança conquistou o valioso apoio da instituição financeira internacional HSBC, sediada em Londres.

A partir deste mês, a ONG recifense está oficialmente entre os agraciados pelo programa Future First – Investing in our children, iniciativa global do HSBC voltada à educação de crianças em situação de vulnerabilidade, em reconhecimento à eficiência dos projetos desenvolvidos. A notícia chegou exatamente entre as festividades pelos 20 anos do Pró-Criança, completados agora em 2013.

Tudo isso é resultado de muito trabalho, mas principalmente de investimentos constantes realizados por muitas pessoas unidas. Investimentos que vão transformando vidas! No último ano, o Pró-Criança também foi homenageado pela ONU e pelo Governo Brasileiro entre as instituições nacionais que mais vêm contribuindo através de seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. No exercício de 2012 o Movimento Pró-Criança contou com o apoio de mais de 60 parceiros, compreendendo instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, empresas públicas e privadas e pessoas físicas.

Além destes, há 367.063 pequenos contribuintes que através de suas contas de energia elétrica (CELPE) e de água (COMPESA) têm efetivado as suas contribuições. No último ano essas contribuições representaram 66,59% do total da receita da instituição. Se acrescentarmos a esses números outros pequenos parceiros engajados através do Sistema de Telemarketing, Sistema Telemar Norte e Leste S/A, e outras contribuições avulsas, esse percentual se eleva para 80,33% do orçamento total do MPC.

O corpo técnico-administrativo que deu suporte as atividades do MPC neste período contou com a colaboração de 107 servidores, envolvendo 35 profissionais de nível superior (pedagogos, educadores, psicólogos, assistentes sociais, etc.), pessoal de nível médio e básico, além de 19 estagiários e 52 voluntários. Visando manter o sistema de capacitação dos seus funcionários, o MPC deu continuidade ao Projeto Auxílio Educação, através do pagamento de 50% das despesas com instituições ou mensalidades de seminários e cursos de curta e longa duração (Especialização, Mestrado, etc.). Em 2012 o investimento neste programa foi de R$ 42.229,40 (1,27% das despesas administrativas), tendo beneficiado 30 funcionários.


Da mesma forma foi investido no ano em assistência médica para valorização do quadro funcional do MPC o valor de R$ 248.389,19, representando um percentual de 5,91% das despesas administrativas. Tem ainda o Programa de Voluntariado do MPC, integrado com a Rede Pernambuco Voluntário, que conta com mais de 30 instituições, tendo realizado com o apoio do Pró-Criança, até dezembro de 2012, treze capacitações, onde foram preparadas 275 pessoas para realizar trabalho voluntário em diversas instituições integrantes da rede em Pernambuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O espetáculo O Diário Quase Ridículo de Aurora chega em Quipapá

Galeria Marco Zero apresenta ‘O Sertão: somos muitos’, primeira exposição individual de Juraci Dórea em Pernambuco

UM SÁBADO EM 30 É ATRAÇÃO DO JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS NO TEATRO DO PARQUE