IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Centro de Convenções de Pernambuco
4 a 13/ 10
Considerado um dos maiores eventos literários de Pernambuco, a Bienal PE chega a sua nona edição. Com o tema “Literatura, Futebol e Identidades Nacionais”, o evento irá homenagear dois pernambucanos consagrados, o escritor Gilvan Lemos que já publicou 25 obras em diversos estilos; e o cronista Antônio Maria, que começou sua carreia na Rádio Clube de Pernambuco, passando por vários meios de comunicação. Na programação estão palestras, lançamento de livros, oficinas literárias e debates. O evento contará com a Bienalzinha, que traz toda a estrutura voltada para o público infantil.

Confira a programação completa: www.bienalpernambuco.com/programacao-2013/


MOSTRAPE
IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
7 a 11/ 10
Realizada pela produtora Nós Pós em parceria com a Cia de Eventos e incentivo do Funcultura, Secult, Fundarpe e Governo do Estado, a MOSTRAPE apresenta uma programação diversificada dentro da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Confira a programação:

7/ 10 15h30 às 16h30 – Tema: Literatura de Fantasia
Participantes: André de Sena, Thiago Pininga e Paula Juliana Lourenço. Mediação: Bruno Piffardini. A palestra tem como foco o universo da literatura imaginativa dos séculos XX e XXI.

8/ 10 15h30 às 16h30 – Tema: “Periferia” e formação artística: resistências culturais do Alto José do Pinho no século XXI
Participantes: Jailson de Oliveira e Mauricéa Santiago. Mediação: Bruno Piffardini.
Panorama da produção cultural e artística do Alto José do Pinho, celeiro de grandes artistas e um dos principais alimentadores da cena cultural do Estado; e o processo de resistência e de formação artística como setores interligados na teia de construção de identidades e de mecanismos de defesa e valorização cultural.

9/ 10 15h30 às 16h30 – Tema: Produção em literatura e editoração
Participantes: Severino Vicente da Silva e Tamisa Vicente Fernandez Vicente. Mediação: Bruno Piffardini.
O evento atende a uma demanda constante do segmento literário, abordando o processo de editoração e publicação de livros, com esclarecimentos sobre o passo a passo desse processo, o cadastro de ISBN etc.

10/ 10 15h30 às 16h30 – Tema: Poesia Popular: do folclore à sátira política
Patativa do Assaré (BRA), António Aleixo (POR) e Atahualpa Yupanqui (ARG).
Participante: Pedro Américo de Farias. Mediação: Bruno Piffardini
Pedro Américo explana sobre os três poetas que são, cada um em seu país de origem, os mais respeitados representantes da vertente popular da poesia. Diferentemente da maioria dos outros poetas de seu tempo e de hoje, eles trilharam o caminho da inconveniência, inverso ao da folclorização e caricaturização das culturas e dos pobres. Politizaram a sua poética e deram-lhe a dignidade de veículo de reflexão sobre a condição humana, porta-vozes dos silenciados do mundo.

11/ 10 15h30 às 16h30 – Tema: Bate-papo de estreia: Gerusa Leal, Flávia Gomes, André Monteiro e Francisco Pedrosa
Participantes: Gerusa Leal, Flávia Gomes, André Monteiro e Francisco Pedrosa, Mediação: Bruno Piffardini


Bate-papo com autores estreantes em publicação: Gerusa Leal publica seu primeiro livro infantojuvenil, Carolina; Flávia Gomes lança Doce de banana; e os poetas André Monteiro e Francisco Pedrosa participam da primeira publicação da antologia de jovens autores Sub 21, das Edições Interpoética. 

Café Contexto na Bienal Internacional do Livro
O espaço trará várias discussões sobre futebol e política, no clima do tema desta edição, como também as influências holandesas, lusófonas, ainda sobre a prática da Literatura dentro e fora dos limites da realidade. Com apoio do Gabinete Português de Leitura (GPL), que estará presente nas discussões, a quinta-feira (10), será toda dedicada a debates lusobrasileiros. Haverá uma mesa sobre os rumos do GPL.

Alguns temas:

"O Gabinete Português de Leitura: história, acervo e novas perspectivas, com George Cabral e Silvia Carvalheira (GPL).


"Língua e culturas lusófonas hoje: especificidades e hibridismos", com Joseane Brito (UPE) e Antonio Abreu Freire. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife