Artes Visuais de setembro de 2013

Perfil do Artesão - Paulo Caldas

Texto e foto: Camila Marques

Artesão há 39 anos, Paulo Caldas impressiona com as misturas de elementos. Sua arte é um misto de delicadeza e graciosidade. O artesão brinca com a criativida ede oriunda da junção entre o barro, a tinta e a madeira. Seu trabalho conta com a ajuda de onze artesãos do Alto do Moura que, juntos, constroem motes (cenários) nordestinos tridimensionais no barro, tais  como: retirantes, casamento matuto, ciranda, maracatu, frevo, santinhos e capoeira. 

Paulo diferencia seu trabalho com a arte das pinturas minimalistas a experiência de outros trabalhos, dentre eles: pinturas feitas em pequenos objetos expostas em cavaletes. Natural do Recife, ele mora no coração de Olinda, mais precisamente no Sítio Histórico, onde fica o seu atelier e de onde  tira inspiração para bolar cenários incríveis e coloridos. Os cenários de barro pintados e depois finalizados são colocados dentro de uma moldura. Seu trabalho viaja o Brasil. O artista vende suas obras em galerias de São Paulo, do Rio de Janeiro e, também, para o exterior. Atualmente suas obras estão à venda em seu atelier e no Centro de Artesanato de Pernambuco.

Contatos

(81) 3268.2164 – (81) 9111.0191


Desastres da Guerra
Galeria Vicente do Rego Monteiro – Fundaj
Rua Henrique Dias, n° 609 – Derby
Ter a Dom das 15h às 20h
Gratuita
Até 27/10
(81) 3073 6772 / 3073 6682

A série de Dora Longo Bahia é formada por 80 pinturas que duplicam fotografias direta ou indiretamente mencionadas – mas não reproduzidas – no livro Diante da dor dos outros, publicado em 2003, pela ensaísta norte-americana Susan Sontag. Dora toma emprestado o título de seu trabalho da famosa série de gravuras de Francisco Goya, que retrata os horrores da invasão da Espanha pela França napoleônica em inícios do século XIX.

Os “desastres da guerra” que ela apresenta, contudo, são uma seleção dentre os muitos que marcaram quase todo o século passado e o início do atual. Aproximando tempos, lugares e fatos diversos, Dora Longo Bahia toma o trabalho de Goya como lente para enxergar o que há de comum nos desastres de toda e qualquer guerra. A exposição oferece ao público, além do impressionante conjunto de pinturas da série Desastres da Guerra, uma seleção de filmes documentais e de ficção sobre guerras, além de publicações para consulta que contextualizam as imagens apresentadas.

“O Casamento dos Sonhos”
Livraria Saraiva do Shopping Recife
Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem
Gratuito
Até 7
(81) 3077 4290 | 3464 9393
Foto: Fernando Raphael
Os fotógrafos Fernando Raphael e Fabiana Schreiner expõem fotos artísticas dos símbolos do casamento, making offdos noivos e apresentam cenas de momentos marcantes de enlaces matrimoniais realizados em Pernambuco. A mostra destaca os olhares artísticos dos autores sobre o tema. A exposição reúne 30 fotos artísticas, em P&B e coloridas, especialmente escolhidas pelos fotógrafos que mostram cenas importantes da cerimônia como: a chegada da noiva, o altar, a saída dos noivos em meio à chuva de arroz... Também ganham destaque na mostra, as alianças, o véu, o buquê, o vestido, a comemoração do sonho realizado, dentre outras. 

Âmago
Sala NordesteRua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife
Seg a Sex das 10h às 18h, e Dom das 14h às 18h
Gratuita
Até 15 
(81) 3117-8442

A mostra é resultado de um processo desenvolvido desde junho de 2012, quando Júnior Pimenta e a crítica de arte e curadora Ana Cecília Soares participaram de uma residência artística na Colômbia, no espaço Residência en la Tierra, na zona rural da cidade de Montenegro. Com quase dez anos de experiência, Pimenta realiza a sua primeira obra individual apresentando seis trabalhos inéditos. Nas fotos de grande dimensão, denominadas Homem-estaca, Escola e Homem-bambu, o artista funde seu corpo a outros objetos para refletir sobre questões referentes à demarcação e proteção da propriedade privada, fragilidade do ser e aos processos de transmutação e camuflagem com o ambiente. O espaço também receberá a exibição do vídeo Do pó ao pó e também duas séries fotográficas espalhadas por todo o salão: Móvel e Parábola.

Japão: Reino dos Personagens
Fundação Joaquim Nabuco – Avenida 17 de Agosto, n° 2187 – Casa Forte
Ter a Sex – 9h às 12h | 14h às 17h – Sáb e Dom e feriados – 13h às 17h
Gratuita
Até 29
(81) 3073 6772 / 3073 6682

Foto: divulgação
A mostra chega ao Brasil e passará por sete cidades. Aqui no Recife, está em cartaz na sede da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte. Recentemente, uma subcultura relativa a anime e mangá tem rapidamente atraído a atenção mundial. Atenta à essa tendência, a Fundação Japão organizou essa exposição itinerante que examina os personagens como um aspecto radical dessa subcultura.




Acervo Revisitado
Museu do Estado de Pernambuco
Av. Rui Barbosa, 960 – Graças
Ter a Sex das 9 às 17h | Sáb e Dom das 14 às 17h
Permanente
Gratuita
(81) 3184 3174

Obras do acervo do Museu do Estado, com curadoria de Emanoel Araujo.

Projeto Vivenciar : Educação é Revolução
Consulado da Venezuela – Av. Conselheiro Aguiar, nº 597, Boa Viagem
Seg das 9h às 12h | Sex das 14h às 17h
Gratuita
Até 31/10
(81) 31318150 / 8907 0530
gema.contreras726@mppre.gob.ve

Por meio de visitas guiadas, os visitantes conhecem as instalações do consulado, familiarizam-se com a função consular e apreciam a exposição fotográfica Venezuela e sua luta pela independência. São 14 reproduções de obras originais de famosos pintores venezuelanos como Juan Lovera (1776-1841), Arturo Michelena (1863-1898) y Martin Tovar y Tovar (1827-1902), entre outros. Um dos destaques é a obra fotografada com o tema 5 de Julio de 1811 – Assinatura da Independência da Venezuela, de 1838, do artista plástico Juan Lovera, que faz parte da coleção original do Museu de Caracas.

Marluce Siqueira e Sua Arte
Livraria Cultura – RioMar Shopping
Avenida República do Líbano, 251 – Pina
Gratuito
Até 31
(81) 3468 8799

Com a curadoria de Sebastião Barbosa, no conjunto das obras da artista plástica estão presentes o diferencial criativo e as técnicas utilizadas com muita qualidade e beleza.








A Arte de Criar
Officina Design – Av. Bernardo Vieira de Melo, 728
Piedade, Jaboatão dos Guararapes-PE
Gratuita
Até 31
(81) 3468 8799
Com obras de Germano, Gilson Braga, Marluce Siqueira e Regina Caeli, a exposição exibe a evolução dos artistas nas criações de suas obras figurativas. A arte figurativa é a manifestação artística comum a diferentes épocas, culturas e correntes estéticas, e que se manifesta pela preocupação de representar uma realidade sensível de formas acabadas da natureza.

À Sombra Leve do Anjos
Torre Malakoff – Praça do Arsenal da Marinha, s/n – Recife Antigo
Ter a Sex, 10h às 18h | Sáb e Dom, 14h às 17h
Gratuito
Até 13/10

Anjo de Fogo_João Lin
O artista João Lin se inspira em diversas referências como a teoria da modernidade líquida do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a alquimia, e compara a relativização do espaço na vida moderna, com a ideia mítica dos anjos, seres em trânsito, entre mundos, entre sexos, ambíguos. Para isso, criou ambientes que abrigam pinturas, gravuras, instalação e brinca com a interatividade entre a arte e a tecnologia. Também recebe parcerias na criação: com o gaúcho, vanguarda dos quadrinhos, Fabio Zimbres, que assina ainda o texto de apresentação da exposição; se entrega ao voo da experimentação com os artistas Ricardo Brazileiro e Ricardo Ruiz, e desenvolve esculturas de papel com a origamista Katia Fujita. Também recebeu a colaboração dos impressores Marcelo Soares, para as impressões das xilogravuras, e de Franklin Costa para a impressão das serigrafias.


Retrato: substantivo feminino
Galeria de Arte do Centro de Artesanato de Pernambuco
Avenida Alfredo Lisboa, Armazém 11, Bairro do Recife
Seg, das 14h às 20h | Ter a Dom, das 11h às 19h
Gratuito
Até 7/10

Há sete anos, no dia 7/8, foi decretada a lei que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher ocorridas no âmbito doméstico. A exposição Retrato: substantivo feminino celebra a data com fotos de 25 mulheres, de 12 a 95 anos, ligadas às tradições do cavalo-marinho (PE), do reinado (MG) e do batuque de umbigada (SP). O projeto, idealizado pelas artistas visuais Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile, é pela Secult-PE/Fundarpe, Ministério Público de Pernambuco e Terreiro Produções.

Oh! Linda: frevo e maracatu em pop arte
O Bar do Déo Cultura e Tradição – Rua São João nº 345
Largo do Amparo, Olinda
Ter a Dom das 10 às 19h
Gratuito
Até 29

Organizada pela artista plástica e artesã Rafaela Cristina, a exposição é composta por obras em acrílico sobre tela e garrafas de vidro pintadas à mão que representam uma parte da cultura de Olinda através do frevo e do maracatu. A exposição visa incentivar a reflexão, através da arte, mostrando que a valorização da cultura local é uma questão de extrema importância para a comunidade. A entrada é gratuita.






Projeto Infinita Primavera – 3ª edição
Cineclube Jardim – Museu Regional de Olinda
Rua do Amparo, 128 Olinda/PE
(81) 3429 0018
 www.atelieredealves.blogspot.com.br/

Exposição de artes plásticas e fotografia
5
19h às 22h
Gratuito

Artistas participantes da mostra: Ede Alves, Michelle Martinez, Simone Simonek, Kate Queiroz, Cosmus, Sandro Felix, Leonardo Filho, Elizabete Melo, Sergio Birukoff, Eliana Leão, Ivone Mendes, J.Luiz Milha, Aluisio Moreira, Rafael Bandeira, Claudia Rangel, Ricardo Veríssimo, Leonardo Soares, Felipe Nascimento, Onildo Moreno, Adriana Barbosa, Eduardo Garcia, Regina Carvalho, Leonardo Luna.

Bate-papo Bem-te-vi no Museu
27
19h às 22h
Gratuito

Palestra com a professora Niedja Santos intitulada: 7ª Primavera dos Museus Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira. Apresentação do grupo cultural caboclinho Urubá (Paudalho – PE) com o Mestre de Cultura Popular Paulo Peri.

Encerramento – Apresentação da banda Disco de Vitrola
28
19h
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado