Conheça as influências portuguesas no Recife

Foto: Inaldo Lins/Arquivo/PCR
A “Influência Portuguesa no Recife” será o tema do próximo Passeio de Sensibilização Turística desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. O tour acontecerá nos sábados, dias 31 de agosto e 14 de setembro, garantindo uma retrospectiva por locais que representam a cultura e arquitetura portuguesa até os tempos atuais.

Como de costume, o passeio tem saída pontual às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. A partir de lá, o roteiro vai contar com uma visita ao primeiro edifício secular do Real Hospital Português. A construção portuguesa carrega uma enorme referência para o polo médico brasileiro e, consequentemente, para o Estado.

Outro local que também marca a influência portuguesa no Recife é o Clube Português. O espaço, que tem quase 80 anos, foi criado especialmente porque a comunidade portuguesa sentia necessidade de um local para seu desenvolvimento social e cultural.

O conhecido Obelisco da Restauração, projetado pelo arquiteto português Maia Gomes baseado num esboço de Francisco Brennand, também não poderia ficar de fora desse tour. O monumento foi esculpido em Portugal, pesa 20 toneladas, tem 10 metros de altura e foi implantado acima de uma rosa dos ventos. A obra é dedicada aos heróis da insurreição Pernambucana e atualmente está localizada no Cais da Alfândega.

O tour “Influência Portuguesa no Recife” conta ainda com um passeio pelo Gabinete Português de Leitura e Capela Dourada, ambos no bairro de Santo Antônio; e Clube Barroso, em Santo Amaro. Para participar é necessário se inscrever pelo telefone 3355-8605, sempre nas sextas-feiras que antecedem o projeto. As ligações podem ser realizadas a partir das 8h.

Sete de Setembro

O roteiro da “Influência Portuguesa no Recife” acontecerá em dois sábados intercalados por conta do dia 7 de setembro, que também será num sábado. A data marca o dia da Independência do Brasil e terá um roteiro específico com essa temática. Os detalhes serão divulgados na próxima semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife