Aniversário e reforma da Praça do Sebo serão comemorados nesta sexta-feira (30)

Foto: Pablo Cavalcanti

Nesta sexta-feira (30), a Praça do Sebo, no centro do Recife, terá uma programação cultural para comemorar os 32 anos de inauguração do espaço, bem como a recente reforma realizada no espaço pela Prefeitura do Recife, através da Emlurb. A partir das 14h, a Praça recebe poetas, professores, estudantes, artistas e amantes da leitura, de modo geral, para cantar parabéns com um bolo e formato de livro.

As demonstrações artísticas, que acontecem até às 17h, contarão com apresentação do LiterAtos, grupo do IFPE que teatraliza poemas com um repertório bem pernambucano, com o projeto Ler, Transformar e Construir, coordenado pela professora da rede estadual, Luciane Silva, que ensaia peças com seus alunos há 13 anos, atividades com o artista plástico Ghustavo Távora, do grupo Imaginautas, e declamações e recitais de poesias com o poeta Wagner Rocha.

A iniciativa foi incentivada pela estudante de Biblioteconomia da UFPE, Ana Carolina Sobral, que realiza seu trabalho de conclusão de curso a respeito dos sebos enquanto ponto de cultura. A ideia é resgatar não só a história do espaço, mas a vivacidade artística, que já foi referência pra cidade nos anos 80. Esta é a primeira ação desse projeto, que passou a ser chamado nas redes sociais como #MovimentePraçaDoSebo. Enquanto escrever sua monografia, a estudante pretende divulgar passo a passo do processo na fanpage (www.facebook.com/PracaDoSebo).

Reforma - A Emlurb concluiu, no início deste mês de agosto, a reforma da Praça do Sebo, no centro da cidade. O espaço passou por intervenções para a recuperação de 470 m² do piso em pedra portuguesa, do gradil e da mureta de proteção, serviços de iluminação e pintura geral, além da recuperação da estátua do poeta Mauro Motta. O banheiro público do local também foi restaurado. O valor da intervenção, que durou dois meses, foi de cerca de R$ 100 mil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife