Últimos dias para inscrição de oficina gratuita com Carlos Simioni

Carlos Simioni. Foto: Divulgação 
Termina nesta quarta (31) o prazo de inscrições para a oficina “Voz e Ação Vocal”, que trará ao Recife o ator-pesquisador do LUME Carlos Simioni. Esta é a segunda oficina aberta dentro do projeto “A Voz do Movimento”, do Coletivo Lugar Comum. Os interessados precisam ser artistas profissionais na área de artes cênicas e devem preencher a ficha de inscrição que está disponível no site do coletivo http://coletivolugarcomum.com/oficinas/. No dia 2 de agosto serão anunciados os selecionados para preencher as dez vagas disponíveis. A escolha dos participantes levará em consideração o currículo e carta de intenção.A oficina, que é gratuita, acontece de 5 a 9 de agosto, das 9h às 13h, no Teatro Apolo, na Rua do Apolo, Recife Antigo.

Durante o trabalho de cinco dias, em 20 horas, Carlos Simioni guiará cada participante num mergulho poético-corporal de descobertas para o desnudamento das possibilidades de dilatação do corpo pelo encontro com sua própria voz. No início serão desenvolvidas atividades para a estrutura física muscular da voz. Entende-se como estrutura corporal para a voz a ativação da musculatura, o controle dos impulsos oriundos do trabalho energético, a construção do corpo dilatado e sua presença cênica e a distribuição da energia para o espaço. A partir desta estrutura fixada, encontra-se a musculatura necessária para descobrir os ressonadores vocais, a vibração da voz, a voz e a dimensão física da voz dilatada de cada ator.

A pesquisa “A Voz do Movimento”, iniciada em janeiro de 2013, aborda a improvisação como ferramenta para aperfeiçoamento da expressividade do corpo-artista, propondo a integração entre movimento e produção vocal. Ao todo, durante um ano, serão realizadas várias atividades práticas e teóricas sobre a criação em dança a partir da improvisação e da exploração da expressão vocal aliada ao movimento. Além dos encontros semanais reunindo os integrantes do Lugar Comum, o projeto envolve os ensaios abertos e a realização de duas oficinas coletivas como espaços para troca de saberes entre profissionais de várias linguagens, abertas a participantes de outros grupos artísticos em atividade no estado de Pernambuco. A primeira aconteceu no primeiro semestre, com a musicista, pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, Adriana Fernandes.

O acompanhamento permanente das atividades, através da produção de registros (textos, fotos, vídeos) pelos bailarinos-pesquisadores do Lugar Comum, pode ser feito pelo blog avozdomovimento.wordpress.com. Ao final da pesquisa, no final do ano, será apresentada uma criação artística assinada pelos integrantes do Coletivo, desenvolvida ao longo do processo com base no tema trabalhado.

A Voz do Movimento: da inquietude, do silêncio, da voz, do movimento, do corpo do agora, agora, momento e ato, som que dança, nasce a inspiração, criação, comunicação, troca, tudo se tocando, entrelaçado, artista e público, se existindo enquanto a arte da improvisação se desenha no inusitado espaço, permitindo outras percepções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo