Tradição sertaneja dialoga com o contemporâneo

Foto: Divulgação
Com o tema “Um diálogo entre a tradição sertaneja e a contemporaneidade”, a Arte Plural Galeria dá continuidade ao Sarau Plural, nesta terça-feira (30), às 19h. Participam como convidados especiais desta 36ª edição o poeta glosador, rapper e declamador Clécio Rimas e o coquista, violeiro, cantador, cordelista e mestre de baque solto Adiel Luna. Também por lá os escritores e jornalistas Homero Fonseca e Marco Polo. Na programação da noite, textos e poemas de Cancão, Homero Fonseca, José Paulo Paes, Patativa do Assaré, Paulo Leminski e Ronaldo Correia de Brito. A entrada é aberta ao público.

Clécio Rimas - Entre a tradição de poeta glosador, chegando à música poetizada do rap urbano, enveredando por experiências da música pop e também eletrônica, Clécio Rimas apropria-se de elementos culturais litorâneos ao mesmo tempo em que permanece enaltecendo sua identidade sertaneja. Eclético, coloca-se como um depositário da tradição da poesia popular, sendo um fazedor de interlocuções das diversas falas poéticas e sonoras com as quais trabalha com grande intimidade e desenvoltura.

Adiel Luna - Adiel Luna é coquista, violeiro, cantador e cordelista. Participou das principais sambadas do Estado e é considerado, hoje, o único representante da renovação do coco de São João. Em 2010, ganhou o prêmio de primeiro lugar do Festival Pré-Amp e a oportunidade de gravar o seu primeiro CD. O documentário “O Coco de Improviso e a Poesia Solta no Vento” (Natália Wanderlei, 2011) conta sua relação com seus principais mestres dentro da manifestação e seu trabalho em preservar o conhecimento deles. É mestre de baque solto, tendo passado por grandes maracatus como o Piaba de Ouro, o Leãozinho de Aliança, o Estrela da Tarde e o Leão do Norte. Tem mais de 50 títulos de cordéis publicados. Sua matriz é o repente, poesia fundamentada na rima, na métrica e na oração de improviso.


Encontro – O Sarau Plural é resultado de uma parceria entre a Arte Plural Galeria e o jornalista e escritor Homero Fonseca. É um recital lítero-musical, aberto ao público, que acontece todas as últimas terças-feiras do mês, com leitura de versos, prosas, poemas, acompanhados de fundo musical. Sempre com a participação de um convidado e um tema específico, o projeto visa a integrar literatura e música de maneira descontraída.

Serviço:
Sarau Plural
Tema: “Um diálogo entre a tradição sertaneja e a contemporaneidade”
Com Clécio Rimas, Adiel Luna e Homero Fonseca, Marco Polo;
Terça, dia 31 de julho, às 19h;
Na Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife;
Aberto ao público;
Informações: (81) 3424.4431;
P.S.: Recomendado chegar no horário, pois os lugares são limitados.
Contato para entrevista:
Adiel Luna – (81) 9705.3724
Clécio – (81) 9786.0544 / 8323.9144
Homero Fonseca – (81) 8252.6810 / (82) 3296.6152

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua