Quinta edição do Recife Antigo de Coração será realizada neste domingo (28)

Além da estreia da terceira rota da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, neste domingo (28) também acontece a quinta edição do projeto Recife Antigo de Coração, que promove a abertura do bairro para a população aproveitar uma programação de atividades ao ar livre. É esperado um público médio de cinco a seis mil pessoas circulando pelo bairro. “O projeto vem atraindo cada vez mais pessoas, reforçando o hábito do lazer ao ar livre aos domingos. Com a inauguração da terceira rota da Ciclofaixa, devemos ter um fluxo ainda maior de pessoas pelo Marco Zero, aproveitando também as outras atrações no bairro”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

A ação segue com seu formato, agrupada em três polos: infantil, cultural e esportivo. Pela primeira vez, o Dançando na Rua será realizado na Praça do Arsenal, das 16h às 22h, que deve atrair casais de todas as idades, dividindo o tablado com dançarinos profissionais. Haverá apresentações de bolero, swing, tango, samba, merengue e baile, com as orquestras de Metais, do maestro Lima Neto, e Gafieira de Bamba, do maestro Spok.

As atrações do polo cultural incluem a biodanza, na rua Dona Maria Cesar, das 8h às 10h. A biodanza objetiva estimular, através dos exercícios, a demonstração de emoções, sentimentos, experiências e formas de comunicação entre as pessoas. No Marco Zero, o grupo musical Cello Gomes e Banda fará apresentação de repertório eclético da música popular brasileira, das 10h30 às 12h30.


A exposição de carros antigos será na av. Rio Branco, das 12h às 18h, com cerca de 20 carros de diversos modelos e épocas. Já às 15h, com saída do Marco Zero, o Maracatu Rural Cruzeiro do Forte faz sua apresentação. Fundado em 1929, embora tenha em seu nome "Rural", sinônimo de baque solto, a agremiação é de origem urbana, da comunidade dos Torrões, no bairro de Cordeiro. Das 16h às 18h, no Marco Zero, será a vez da escola de samba Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba. Foi a campeã do Carnaval do Recife este ano, com o enredo: “A Rainha canta e dança no reinado de Poisedon”.

O polo esportivo vai oferecer diversas atividades ao longo do dia. No Marco Zero, das 9h30 às 10h30, haverá aula de alongamento e step. Desde 8h até 18h estará disponível, na av. Marquês de Olinda, o sistema de aluguel, pela empresa Locabike, de bicicletas, triciclos, quadriciclos e patins. Em virtude de obras em trecho da av. Marquês de Olinda, parte do polo esportivo (basquete de rua e equipe de monitores de Cuzcuz dos Patins) será transferida para trecho da av. Alfredo Lisboa, na lateral do Centro de Artesanato de Pernambuco. O basquete de rua vai das 8h às 18h, enquanto que a equipe de Cuzcuz dos Patins fica a postos das 14h às 18h.

Para os skatistas, uma rampa para manobras, disponibilizada pelo Geraldão, estará montada na av. Alfredo Lisboa, no trecho Sul, das 8h às 18h. Já na rua Dona Maria Cesar, das 10h às 18h, haverá partidas de badminton: esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma peteca. Na mesma rua e horário, também haverá futebol de três jogadores em cada time.

No polo infantil, na rua Domingos José Martins (entre as ruas da Guia e do Bom Jesus), haverá recreação, das 8hs às 18hs, com atividades de esportes adaptados e atividades que estimulam o raciocínio logico, como jogo de xadrez, dama, dominó, jogo da velha, amarelinha e uma trilha do conhecimento. Também haverá estímulo de leitura e da criatividade, com oficinas de artes e malabares, pintura no rosto e balão mágico. A programação conta ainda com exposição de álbuns de figurinhas antigas, como Amar é, Perna e Buco e Capitão América.

Ainda na rua Domingos José Martins, das 9h30 às 10h30, e das 15h às 16h, haverá a apresentação do grupo Artrelando Crianças, composto por 20 crianças da organização de Auxílio Fraterno do Recife. As crianças cantam e brincam com textos como trava-línguas, paralendas, trovas, adivinhas e contos tradicionais. Das 17h às 18h é a vez da apresentação de teatro lobatinho, com a peça Chapeuzinho Vermelho.

O polo infantil vai contar também com oficinas educativas com material reciclável, das 9h às 10h; das 10h às 11h e das 11h às 12h. À tarde vai das 15h às 16h e das 16h às 17h. Nas oficinas, crianças vão produzir bolas, adereços e brinquedos, utilizando resíduos como latas, tampas, plásticos, lacres, lonas, PET e muitos outros produtos descartados pelo consumidor.

Para executar o projeto, é preciso proibir a circulação de veículos em algumas vias: av. Rio Branco, rua da Guia, rua Álvares Cabral, av. Marques de Olinda, rua Dona Maria César, rua do Bom Jesus, av. Alfredo Lisboa, av. Barbosa Lima, rua Domingos José Martins e rua Barão Rodrigues Mendes. O acesso ao bairro continua pelas pontes Giratória, Buarque de Macedo e do Limoeiro, além da av. Cais de Apolo e do Cais de Alfândega. Lembrando também que a rua do Observatório fica reservada ao fluxo controlado e estacionamento para portadores de necessidades especiais.

Desde a última quarta-feira (24), folders com a programação geral estão sendo distribuídos nas Centrais de Atendimento ao Turista (CATs), hotéis da cidade, faculdades, academias e outros pontos da cidade. A Prefeitura do Recife disponibilizará, de forma gratuita, o seu estacionamento, oferecendo quatro vans para realizar o traslado até as ruas onde estarão ocorrendo as atrações de lazer. O serviço começa a ser oferecido às 7h e termina às 23h, com expectativa de espera em torno de 10 a 15 minutos.

Mais opções - Em paralelo, das 7h às 16h, estarão funcionando as três rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer (Zona Norte, Sul e Oeste), tendo como ponto de convergência o Marco Zero. Além disso, das 14h às 22h, acontecem as tradicionais feirinhas do Bom Jesus e do Prodarte, reunindo diversos artesãos.

Na Caixa Cultural, a partir das 14h, três curtas e um longa na programação. O primeiro curta é “Tratado de Liligrafia”, no qual sua protagonista se depara com o mundo da poesia, apresentado a ela pelo seu avô; seguido pelo curta “Tempo de Criança”, sobre o cotidiano de uma menina que tem que ser grande quando a mãe não está em casa. O último será “As férias de Lord Lucas”, no qual um menino suspeita que sua irmã foi mordida por um vampiro, vivendo momento hilários e confusos para livra-la dessa maldição. Para fechar, será exibido o longa Brichos, às 16h, narrando as aventuras de um trio de animais adolescentes (um jaguar, um quati e um tamanduá).

O Recife Antigo também será passagem para a edição local da corrida The Color Run, de 5 km, com largada do Forte do Brum às 8h e chegada no Paço Alfândega, com término às 10h. A corrida já ocorreu no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, no fim do ano passado, com 10 mil pessoas, e em maio deste ano aconteceu no Campus da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, com 12 mil participantes. Neste ano, ainda haverá edições em Goiânia (25/08), Belo Horizonte (01/09), São Paulo (13/10), Porto Alegre (15/11) e Brasília (08/12). A corrida começa com todos os participantes vestidos com a camisa branca. A cada quilômetro uma cor – amido de milho misturado a um corante alimentício - é disparada por voluntários em cima dos corredores. Na linha de chegada, é a vez de todos os participantes jogarem cores entre si, ao som de DJ’s.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas