PCR promove passeio em praças de Burle Marx

Em comemoração à “Semana Burle Marx”, realizada pela Prefeitura do Recife, a Secretaria de Turismo e Lazer promove o Passeio de Sensibilização Turística garantindo visita em alguns dos locais mais belos da cidade, todos idealizados e desenvolvidos pelo arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx.

Agora com mais um ônibus, totalizando dois veículos, o projeto gratuito da PCR oferece 100 vagas para a população. O principal objetivo do passeio é garantir que as pessoas conheçam melhor a própria cidade. Os ônibus são equipados com ar-condicionado e o percurso é acompanhado por guias de turismo. Para participar, é necessário se inscrever por meio do telefone 3355-8605.

Além da Praça de Casa Forte, também serão visitadas as Praças de Dois Irmãos, Euclides da Cunha e do Derby. O passeio garante ainda uma visita ao Forte das Cinco Pontas, onde será exibido um vídeo que aborda a trajetória de Burle Marx. As obras do arquiteto-paisagista serão visitadas nos sábados 3 e 10 de agosto, com saída na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. O passeio tem início pontualmente às 14h.

Renomado internacionalmente, o arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx deixou um enorme legado no País. O Rio de Janeiro, cidade em que morou durante o maior tempo de sua vida, é o local onde se encontram seus principais trabalhos. No entanto, foi no Recife, cidade natal de sua mãe, que ele criou seu primeiro projeto de jardim público, hoje a tradicional Praça de Casa Forte, na Zona Norte.


“Semana Burle Marx” - Instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009, a homenagem acontece na primeira semana de agosto e garante uma série de atividades em memória ao arquiteto-paisagista. Confira a programação organizada pelo Comitê Burle Marx:

Sábado (03/08)
14h – Sensibilização Turística “Burle Marx” – passeio mediante inscrição (3355.8605).

16h30 – Exposição: “O Poeta dos Jardins, os Jardins do Poeta”, com exibição de documentário.
Local: Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas).

Domingo (04/08)
10h - Oficina de bonsai e espetáculo infantil: “O baú encantado de Burle Marx”.
Local: Praça de Casa Forte.

Terça-feira (06/08)
10h - Palestra com Sônia Berjman.
Tema: “Os jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil”.
18h30 - Lançamento do livro “Os jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil”, dos autores Aline Figueiredo, Joaquim Marques e Ana Rita Sá Carneiro.
Local: Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas).

Quarta-feira (07/08)
8h - Visitação de estudantes às praças de Burle Marx, com encerramento no Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas).
19h - Mesa redonda com o tema “Burle Marx e o momento cultural recifense da década de 1930: bairro do Derby e as mudanças”.
Local: Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco, no Derby.

Sábado (10/08)
14h – Sensibilização Turística “Burle Marx” – passeio mediante inscrição (3355.8605).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife