Lucas dos Prazeres estreia no palco instrumental do FIG
![]() |
Foto: Divulgação |
O percussionista Lucas dos Prazeres estreia no palco instrumental do 23º Festival de Inverno de Garanhuns, neste domingo (21). Às 20h, o palco do Parque Ruber VanDer Linden, mais conhecido como Pau Pombo, será ocupado pelo set percussivo do músico, que irá apresentar o show Repercutir. Depois de ter lançado em maio seu projeto musical solo, O Som da(r) Vida – onde uniu o poder da palavra aos instrumentos – na inauguração deste novo roteiro Lucas silencia a sua poderosa voz para dedicar-se à renovação da comunhão com a música e com os seus instrumentos.
Desta vez, Lucas expande o olhar para além dos ritmos pernambucanos e propõe uma costura dos sons que fazem a rica mistura da música brasileira. O percussionista descreve a empreitada como um novo desafio para o seu processo de criação: “Minha ideia é tocar como numa viagem de trem, na perspectiva de quem tá olhando a paisagem. Olhar para a percussão e apresentar o que somos, eu e a percussão, de uma maneira crua, primitiva... é a minha nudez sonora... é o início de tudo”, explica.
Na permanente variação de intensidades de Repercutir, ora mais lentas, ora mais instigantes, Lucas dos Prazeres fará o seu tributo à homenageada do FIG 2013, a arquiteta pernambucana, Janete Costa. Inspirado na versatilidade do trabalho da decoradora, Lucas escolheu o pandeiro como aliado para este momento. “Observando a forma como Janete levou suas raízes para os ambientes que projetava, mesclando elementos populares e modernos, decidi fazer um passeio pelas raízes nordestinas através do pandeiro, pois acredito que é o mais versátil instrumento no universo da percussão nacional. Ele amplia a possibilidade de você caminhar por todos os universos de gêneros rítmicos, sem deixar suas características de lado”, contou o músico.
O afeto à música é espelhado na relação com a família. No show deste domingo, Lucas dos Prazeres contará com a participação de quatro entes queridos: o irmão Mateus dos Prazeres, o afilhado Aduni Guedes, e os sobrinhos Arthur Henrique e Álvaro Henrique.
O artista – Lucas, na essência da palavra, quer dizer “aquele que traz a luz”, e a música foi o instrumento encontrado pelo percussionista e arranjador para iluminar o mundo. Lucas dos Prazeres é um artista versátil, que vive, sente e respira música, unindo a sensibilidade das mãos com a consciência corporal. Percute em tudo, seja instrumento ou não. Sua liberdade poética lhe permite fazer música em qualquer superfície, por isso usa também latas, baldes e tampas de panelas em suas apresentações.
Além de tocar com nomes reconhecidos da cena musical brasileira, como Lula Queiroga, Elba Ramalho, Naná Vasconcelos, SpokFrevo Orquestra e Geraldo Maia, Lucas dos Prazeres estabeleceu também importantes parcerias em projetos com os músicos Vitor Araújo e Vinicius Sarmento, a banda Rivotrill e o Quarteto Capibaribe.
Desde 2011, Lucas rege a Orquestra dos Prazeres, trabalho autoral em que registra a sua assinatura em todos os aspectos, desde o canto à direção artística, deixando evidente o discurso musical vigoroso, contagiante e envolvente, típico de seus projetos.
Lucas dos Prazeres em Repercutir
Quando: domingo (21 de julho)
Onde: 23º Festival de Inverno de Garanhuns, Palco Instrumental, no Parque Ruber VanDer Linden
Hora: 20h
Gratuito
Comentários
Postar um comentário