Festival Moacir Santos no Teatro de Santa Isabel

Mestre Moacir Santos. Foto: Divulgação
Considerado um dos mestres da música brasileira, também conhecido como Ouro Negro, o pernambucano Moacir Santos é homenageado com concertos e debates que falam do maestro e sua obra, numa tentativa de  apresentar toda a sua grandeza. “Um festival dedicado a Moacir Santos é exatamente o que o termo significa: uma festa para Moacir Santos! Uma festa para sua música, que agrada e alegra os que a ouvem desde o seu tempo de músico-criança no sertão nordestino”. O mestre compôs canções que até hoje são lembradas em festivais do mundo inteiro. Moacir Santos foi o primeiro maestro negro da Rádio Nacional e foi indicado ao Grammy na década de 70. “Eu amo a música de Moacir Santos e durante quarenta anos quis gravar um álbum tributo a ele. Meu objetivo principal é divulgar a sua música. Pena que não consegui gravar este CD enquanto o maestro estava vivo.”, diz o pianista Mark Levine.  

Confira a programação:


2

10h
Mesa redonda: Moacir Santos, o Duke Ellington brasileiro? O impacto da música de Moacir Santos nos EUA; sua linguagem jazzística afro-brasileira.

20h
Mark Levine & The Latin Tinge (São Francisco)

Os músicos abrem o festival  apresentando o repertório do CD OFF & ON – The music of Moacir Santos, indicado ao Grammy Latino 2010 de Melhor Álbum de Jazz Latino. Além de pianista, Mark Levine é autor dos livros The Jazz Piano Book eThe Jazz Theory Book , considerada algumas da “bíblias do jazz”.

21h
Banda Ouro Negro

A banda carioca traz, em audição inédita, o frevo Paixão segundo Moacir, que o maestro compôs em homenagem a Mestre Paixão (Alfredo Manoel da Paixão), um de seus principais professores de música na infância e adolescência em Pernambuco. A banda lançou, em 2001, o álbum duplo Ouro Negro, que teve as participações de Milton Nascimento, Gilberto Gil, do próprio Moacir Santos, entre outros.

3

10h
Mesa redonda: O Acervo Moacir Santos em perspectiva. O Projeto Ouro Negro e seus desdobramentos; Moacir Santos e as novas gerações. Com participação especial da Filarmônica Maestro Israel Gomes, Carnaíba (PE) e direção de Cacá Malaquias. Regência de Gilson Malaquias.

20h
Quarteto Coisas

O grupo homenageia  maestro com choros de sua juventude e a obra Moacirsantosianas, do violonista e compositor Maurício Carrilho - presidente do Instituto Casa do Choro e diretor da Acari Records, primeira e única gravadora especializada em choro. A obra Coisas de Moacir Santos, empresta o nome à reunião desses grandes instrumentistas, que atuam também como produtores, compositores, arranjadores e estudiosos da música brasileira.

21h  
The Clare Fischer Big Band

A banda de Los Angeles, The Clare Fischer Big Band,  vencedora do Grammy Award 2013 em Melhor Album de Jazz Latino com !Ritmo!, apresenta em solo pernambucano, a partitura inédita Solidão, composição de Moacir Santos dedicada a Clare Fischer. Clare Fischer (1928-2012) era um músico versátil, treinado nos clássicos, inspirado por ritmos de jazz e da música latina e brasileira.

Serviço
Festival Moacir Santos
Teatro de Santa Isabel
Praça da República - Santo Antônio  
2 e 3
R$ 30 e R4 15 (meia)
3355 3323

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife