Coral Pró-Criança lança seu primeiro DVD com festa neste sábado (27)

Coral Pró-Criança. Foto: Chico Bezerra
Gravado no Teatro Santa Isabel, o DVD tem participações de peso como a pianista Rachel Casado, Frei Damião e o Maestro Spok

Os meninos e meninas de bairros pobres, alunos da ONG Movimento Pró-Criança, vêm mostrando seu talento e consolidando a realização de muitos sonhos no Coral Pró-Criança, como a gravação do primeiro CD, lançado no final de 2011. Agora, entre as ações em comemoração aos 20 anos do Movimento, será lançado o primeiro DVD do grupo, neste sábado (27), concretizando a realização de um grande sonho. O DVD foi gravado em grande estilo no Teatro Santa Isabel, com participações importantes como a pianista Rachel Casado, o pianista Arthur Tenório, Frei Damião, o Maestro Spok e a cantora Lena Santos. O grupo Corpos e Tambores, formado por alunos do Movimento Pró-Criança de Piedade e o Som do Barro também têm participação especial. A produtora Ateliê assina as imagens das várias câmeras usadas na produção. O lançamento será na sede do Pró-Criança dos Coelhos, às 17h, neste sábado (27), dia do aniversário da ONG, com entrada gratuita. Além de atuar como cantora, Lena Pereira dos Santos é a madrinha benemérita do Coral.

No grupo estão nomes como Carlos Alessandrino, de Dois Unidos; Crislainny da Conceição, do Cabo; Elisa Gabriela, da Estância; Raianderson Ferreira, de Caixa D´Água; Fernanda Alcides, de Joana Bezerra... Na primeira vez que ouviram suas vozes gravadas em uma das faixas do primeiro CD do Coral Pró-Criança, os 29 meninos e meninas não esconderam a emoção e muitos deles acabaram em lágrimas e risos que se misturavam. Cena que se repetiu da primeira vez que assistiram juntos ao DVD. Agora o sonho vai ganhando novas asas.


Desde outubro de 2005 regendo e ensinando o Coral Pró-Criança, o maestro Otávio Góes conta que o trabalho, que vem recebendo elogios pela qualidade musical, não se encerra nas vozes, mas é refletido na vida e nos passos das crianças. “Nesses mais de cinco anos de convivência, é muito bom ver o quanto, através da música, vamos conseguindo mudar o comportamento de crianças antes consideradas difíceis e nos relatos deles comemoramos as novas delicadezas descobertas também nas relações lá fora”, conta Otávio, que assina a direção musical, regência e preparação vocal do grupo. O Coral também conta com o talento do pianista Arthur Tenório na preparação dos meninos, ensaios e apresentações.

Transitando por um repertório que passa pelo popular, erudito, internacional e MPB, as gravações do CD aconteceram no estúdio Carranca e os arranjos do disco e DVD foram do maestro Crisóstomo Santos, regente da Orquestra do Pró-Criança.

A coordenadora da unidade Pró-Criança dos Coelhos, onde está localizada a sede do Coral, Roseângela Almeida, foi a responsável pelos contatos para liberação dos direitos autorais. Ela conta que foram muitas belas surpresas no caminho. “Quando tentamos a primeira vez a liberação da música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, a gravadora que detém os direitos nos desanimou, dizendo que era muito difícil conseguir, que ele nunca tinha cedido os direitos da música gratuitamente a ninguém. Depois de um tempo me ligaram de volta, dizendo que numa decisão inédita o rei Roberto Carlos, pessoalmente, tinha concordado e que os direitos para gravação da sua música pelo Coral Pró-Criança estavam totalmente liberados”, emociona-se Roseângela.
“Dona Zezita, viúva de Capiba, nos recebeu na casa dela, em Surubim e delicadamente nos deu a liberação para gravarmos “Eh! Uá! Calunga”, a preferida do mestre Capiba pelo Dr. Sebastião (Sebastião Barreto Campello, presidente do Movimento Pró-Criança)”, diz Otávio Góes.

“A minha ideia é criar um grupo oficial e fazer apresentações nos quatro cantos do mundo e isso já começa a se realizar”, completa Otávio. Os alunos recebem aulas de dicção, articulação, técnica vocal, respiração, além do cruzamento de linguagens com outras expressões artísticas.

Otávio Góes já foi professor da Universidade Federal da Paraíba, UFPE e Conservatório de Olinda, como cantor de óperas e corais já se apresentou na França, Portugal e várias cidades do Brasil. “A música me levou duas vezes para a Europa e através dela realizei muitos sonhos, é o exemplo que levo para os meninos. Com eles pode acontecer a mesma coisa. Hoje no trabalho que desenvolvo com eles, sou movido por muito amor e principalmente muita fé”.

Festa de 20 anos do Pró-Criança ainda terá mais comemorações em agosto

A agenda de comemoração pelos 20 anos do Pró-Criança segue em agosto. No dia 07 tem cerimônia festiva com atrações artísticas e homenagens durante toda a manhã na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo, a partir das 9h e missa em Ação de Graças, às 11h, celebrada por D. Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife.

O Movimento Pró-Criança é dirigido por um quinteto voluntário de senhores aposentados, de cabelos brancos e muita vontade de viver e que vem atuando há duas décadas na Região Metropolitana do Recife, sendo considerada uma das principais estruturas do país no desenvolvimento sócio-educativo de crianças, adolescentes e jovens em situação de exclusão social. Através de atendimento e orientação médica, jurídica, psicológica e educacional e qualificação profissional, somente ao longo de 2012 foram beneficiados diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens, além de 880 pais e/ou responsáveis.

No último ano, o Pró-Criança foi homenageado pela ONU e pelo Governo Brasileiro entre as instituições nacionais que mais vêm contribuindo através de seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Neste aniversário de 20 anos do Pró-Criança, há muito o que comemorar, principalmente pela história de tantas vidas que mudaram ao longo destas duas décadas. Nomes como o do bailarino Wanderson Wanderley, que pode parecer desconhecido para os pernambucanos, mas na verdade o menino é daqui e está fazendo o maior sucesso na Áustria. Desde 2005 ele mora e trabalha, como bailarino, em Viena. Em 2006 foi contratado para integrar o grupo de dança da ópera “Carmen Cubana”. Agora dá aulas de dança por lá e está ensaiando para novas apresentações. São vidas assim que se misturam com a história do Movimento Pró-Criança e desses cinco senhores incansáveis.

Atualmente, cada criança assistida pelo Pró-Criança, que sobrevive graças às doações de empresas e pessoas físicas, representa um investimento mensal de cerca R$ 180, garantindo aulas profissionalizantes e de arte, aulas complementares ao programa escolar trabalhadas de forma lúdica para incentivar um maior rendimento na escola, aulas de cidadania, alimentação e transporte. O valor médio varia de ano a ano.

De acordo com o presidente da instituição, Sebastião Barreto Campello, um dos principais passos que vem com o amadurecimento da maioridade é a realização de novas ações focadas principalmente no pós Pró-Criança. “Estamos em entendimento com financiadores e com o Sebrae, por exemplo, para desenvolver um programa de supervisão de crédito por voluntários para ajudar na abertura do próprio negócio para aqueles alunos que terminam os estudos”, explica. A abertura de vagas no mercado de trabalho através de parcerias também é outra iniciativa.

O fotógrafo Júnior Santos é outro belo exemplo da luta dos cinco senhores que se destacam nesta matéria, ex-aluno da escola de fotografia do MPC, ganhou uma bolsa graças ao seu talento e está estudando na Suíça. Tem a história de Maria Neves, que merece ser contada mil vezes. Pernambucana da terra estudada por Josué de Castro, como tantos, quando criança ela saía muito cedo de casa com a mãe e os irmãos para pegar mariscos na maré, saíam às vezes sem comer, passavam a manhã inteira trabalhando e quando voltavam cozinhavam o que tinham conseguido juntar para vender e garantir o sustento da família. A mãe morreu quando ela tinha 11 anos. O pai biológico nunca a procurou. Maria decidiu que ia mudar de vida e via nos estudos a possibilidade de crescer. Aos 12 anos conheceu o Pró-Criança e terminou indo parar em Nova Iorque, onde fez formação de um ano na escola Alvin Ailley, instituição famosa por ter tido como aluna a pop star Madona, entre outras personalidades. Depois Maria voltou pra cá por escolha própria e hoje é professora de dança e coreógrafa no mesmo lugar onde iniciou sua carreira, no Pró-Criança.

Outras histórias de vidas que mudaram

A arte como instrumento de mudança já desenhou muitas histórias de sucesso no Pró-Criança. Dos que ficaram por aqui, a bailarina Milze Costa faz parte atualmente do grupo de dança que se apresenta com Novinho da Paraíba e Jaciara Alves trabalha como professora de dança e produtora executiva, dando assistência a todos os cursos da escola de dança do Espaço Cultural Maria Helena Marinho. São histórias que só comprovam que a mudança é possível e que o primeiro passo é acreditar nela. O quinteto de cabelos brancos vem acreditando, trabalhando e comemorando junto com todos os jovens que vão desenhando novos futuros.

Desde 2004 que o Pró-Criança vem mantendo contatos com várias entidades austríacas, através da Organização Rosário da Luz. Em 2008, a chance apareceu para a passista pernambucana Bruna Renata, aluna do Espaço Cultural Maria Helena Marinho, que participou de uma série de apresentações em Viena, na Ferien Messe, a maior feira de turismo da Áustria.

Fundado em 27 de julho de 1993 pela Arquidiocese de Olinda e Recife, o Movimento Pró-Criança atua na Região Metropolitana do Recife e conta com três unidades localizadas nos bairros dos Coelhos, Recife Antigo e Piedade. “Estamos convictos de que, no ambiente dos 19 municípios desta Arquidiocese, existem recursos suficientes para solucionar o grave problema social das crianças “em situação de risco” e “em situação de rua”. O Movimento Pró-Criança é uma tentativa de organizar estes recursos materiais e humanos, oferecendo a todos a oportunidade de fazer o bem, salvando vidas humanas e mostramos, pela mudança nos quadros sociais das crianças nas ruas do Recife que o trabalho compensa, e muito”, enfatiza Sebastião Barreto Campello, presidente da instituição.

Para participar das atividades oferecidas pelo MPC, os alunos precisam estar matriculados, em outro turno, numa escola pública regular.

No exercício de 2012 o Movimento Pró-Criança contou com o apoio de mais de 60 parceiros, compreendendo instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, empresas públicas e privadas e pessoas físicas.

Além destes, há 367.063 pequenos contribuintes que através de suas contas de energia elétrica (CELPE) e de água (COMPESA) têm efetivado as suas contribuições. No último ano essas contribuições representaram 66,59% do total da receita da instituição. Se acrescentarmos a esses números outros pequenos parceiros engajados através do Sistema de Telemarketing, Sistema Telemar Norte e Leste S/A, e outras contribuições avulsas, esse percentual se eleva para 80,33% do orçamento total do MPC.

O corpo técnico-administrativo que deu suporte as atividades do MPC neste período contou com a colaboração de 107 servidores, envolvendo 35 profissionais de nível superior (pedagogos, educadores, psicólogos, assistentes sociais, etc.), pessoal de nível médio e básico, além de 19 estagiários e 52 voluntários. Visando manter o sistema de capacitação dos seus funcionários, o MPC deu continuidade ao Projeto Auxílio Educação, através do pagamento de 50% das despesas com instituições ou mensalidades de seminários e cursos de curta e longa duração (Especialização, Mestrado, etc.). Em 2012 o investimento neste programa foi de R$ 42.229,40 (1,27% das despesas administrativas), tendo beneficiado 30 funcionários.

Da mesma forma foi investido no ano em assistência médica para valorização do quadro funcional do MPC o valor de R$ 248.389,19, representando um percentual de 5,91% das despesas administrativas.

Tem ainda o Programa de Voluntariado do MPC, integrado com a Rede Pernambuco Voluntário, que conta com mais de 30 instituições, tendo realizado com o apoio do Pró-Criança, até dezembro de 2012, treze capacitações, onde foram preparadas 275 pessoas para realizar trabalho voluntário em diversas instituições integrantes da rede em Pernambuco.

Projetos em andamento hoje nas três unidades do Movimento Pró-Criança

Jovem Artesão
Objetivo: Formar jovens cidadãos na educação pela arte.
Nº. de Beneficiários: 100
Parceiro: Instituto Ayrton Sena
Parceiro: Coca-Cola
Unidade: Coelhos e Piedade

Coca-Cola
Objetivo: Profissionalizar jovens no mercado de varejo.
Nº. de Beneficiários: 1155
Parceiro: Coca-Cola
Unidade: Coelhos e Piedade

Decolando na arte da vida
Objetivo: Capacitação de adolescentes e jovens em artes gráficas, plásticas, percussão, dança e corte e costura. (Desenvolvido em dois períodos)
Nº. de Beneficiários: 210
Parceiro: INFRAERO
Unidade: Piedade

Reuso de Águas
Objetivo: Captar, filtrar e reutilizar águas da chuva.
Nº. de Beneficiários: 150
Parceiro: HSBC
Unidade: Espaço Maria Helena Marinho-Movimento Pró-Criança

Vida Nova
Objetivo: Prevenção junto às crianças em situação de vulnerabilidade a ociosidade e a permanência nas ruas, oportunizando o desenvolvimento dos seus potenciais.
Nº. de Beneficiários: 50
Parceiro: Governo do Estado
Unidade: Espaço Maria Helena Marinho-Movimento Pró-Criança

Mentoria
Objetivo: Melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens, apioando a Orquestra MPC (EMHM).
Nº. de Beneficiários: 150
Parceiro: Excelsior Seguros
Unidade: Espaço Maria Helena Marinho-Movimento Pró-Criança

Direitos promovidos, criança com qualidade de vida
Objetivo: Promoção da Cultura e Educação.
Nº. de Beneficiários: 300
Parceiro: Fundação Mapfre
Unidade: Coelhos e Piedade

Future First-Inventing in our children
Objetivo: Manutenção do Coral EMHM-MPC e Oficina de Reciclagem.
Nº. de Beneficiários: 150
Parceiro: HSBC/LOSANGO, UNINTS e TJ-PE.
Unidade: Espaço Maria Helena Marinho-Movimento Pró-Criança
  
Serviço:
Movimento Pró-Criança
www.movimentoprocrianca.org.br

(81) 3412.8989

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil