Virtuosi Brasil chega a sua nona edição

Cantilena Ensemble. Foto: Divulgação
O Ministério da Cultura e BNDES apresentam o IX Virtuosi Brasil. O festival, que chega a sua nona edição, vem investindo na divulgação do trabalho de intérpretes e compositores da música nacional de concerto. O evento presta homenagem aos pianistas Almeida Prado e Ernesto Nazareth, que neste ano completariam respectivamente 70 e 150 anos. A nona edição do evento será realizada entre os dias 14 e 16 de junho, no Teatro de Santa Isabel, no Recife.

Os destaques do festival neste ano são o grupo Cantilena Ensemble, os violinistas Constança de Almeida Prado, filha do compositor homenageado, e Clóvis Pereira Flho, as pianistas Ingrid Barancoski, Ana Lucia Altino e Maria Teresa Madeira, e a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do maestro Rafael Garcia, diretor artístico do Virtuosi. Todos os concertos são gratuitos e começam às 20h, com exceção do domingo (16), quando haverá duas apresentações, sendo uma às 15h e outra às 16h.

A abertura do festival acontece no dia 14 de junho, sob responsabilidade de um duo de piano e violino formado por Ingrid Barancoski e Constança de Almeida Prado Moreno que apresentam um programa dedicado ao compositor Almeida Prado.  Premiada com a Bolsa de Estudos da CAPES/Brasília, programa Apartes, Constança Moreno concluiu em 2001 o Mestrado em Violino-Performance na Manhattan School of Music – New York. De 2001 a 2006, assumiu a classe de violino de Eugenia Popova na ECA/USP. Tem realizado inúmeros recitais e concertos com orquestra, homenageando seu pai. Após a morte deste grande gênio, ela idealizou junto a Carlos Moreno, a criação do Almeida Prado Ensemble, que teve sua premiere em abril de 2011.

Serviço:
Teatro de Santa Isabel - Praça da República – Recife
Entrada gratuita

14 de junho, às 20h
Almeida Prado - 70 anos
Ingrid Barancoski, piano
Constança de Almeida Prado Moreno, violino

15 de junho, às 20h
História do Brasil através da música
Cantilena Ensemble
Comentários do jornalista Irineu Perpétuo

16 de junho, às 15h e às 16h
Maria Teresa Madeira, piano
150 anos de Ernesto Nazareth

Orquestra Jovem de Pernambuco
Constança Almeida Prado Moreno, violino
Ana Lucia Altino, piano
Clóvis Pereira Filho, violino
Rafael Garcia, regente


Mais informações: www.virtuosi.com / 3363-0138

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril