Serviços da PCR para os arraiais - 14 a 16 de junho


Trânsito
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial para o segundo fim de semana do São João em toda a cidade. A partir desta sexta-feira (14), se estendendo pelos dias 15 e 16, equipes de agentes estarão dispostas nos arraiais para fornecer segurança aos motoristas e pedestres.
 
No Sítio Trindade, na sexta-feira, sábado e domingo, 32 homens da CTTU estarão, a cada dia, em ruas como Estrela e Ferreira Lopes, Estrada do Arraial e Encanamento e também circulando em viaturas e motos para que haja fiscalização e monitoramento do trânsito nas vias do entorno. Se houver a necessidade, a depender da demanda, os agentes poderão interditar as ruas mais movimentadas.
 
Já entre a sexta-feira e o domingo, na Praça do Arsenal, onde acontecerão shows de Josildo Sá e Flávio José e apresentação do jogo entre Brasil e Japão, o monitoramento será à partir das 13h. 10 agentes por dia vão proporcionar fluidez ao tráfego e monitorar as ruas da localidade. As ruas do entorno também poderão ser interditadas se o movimento for muito intenso.
 
Também entre os dias 14, 15 e 16, no Pátio de São Pedro, dois agentes de trânsito da CTTU farão o trabalho de monitoramento e orientação de motoristas e pedestres.
 
Limpeza Urbana
 O esquema especial da  Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife – Emlurb – acontece até o dia 30 de Junho.  São equipes compostas por 667 garis, 40 contenedores (Lixeiras de grande porte), caçambas estacionárias e caminhões-caçamba.

Durante esse período, serão reforçados os serviços de varrição, manutenção, remoção de entulho e lavagem de vias durante o todo o período do ciclo junino, principalmente no entorno dos Arraiais.
 
Segurança
 Para garantir a tranquilidade do São João mais de 100 agentes da Guarda Municipal estarão atuando durante os 16 dias de festa e no Desfile das Bandeiras. Além de assegurar a preservação do patrimônio público, os agentes orientarão a população sobre programação e serviços. O planejamento da Guarda levou em consideração o porte dos arraiais. O Sítio Trindade, por onde deverão circular cerca de 50 mil pessoas por dia, receberá o maior reforço, com 30 agentes que farão a segurança, inclusive nos dias de transmissão dos jogos do Brasil pela Copa das Confederações.
 
No Sítio também será montada a Coordenação de Segurança, em parceria com as Polícias Civil e Militar, para onde serão encaminhados documentos perdidos em todos os arraiais da cidade. O público que participar dos arraiais também poderá procurar a Guarda Municipal para obter informações sobre horários de atrações, rotas de deslocamentos e locais de serviços de táxi, ônibus e atendimento médico.

Torcida Recife
Com a Copa das Confederações da Fifa ocorrendo no mesmo período do São João, os arraiais da Prefeitura do Recife também serão grandes espaços de torcida equipados com telões. Em oito deles (Sítio Trindade, praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Peixinhos, Pátio de São Pedro, Várzea, Ibura e San Martin), haverá exibições públicas dos jogos, como forma de levar o “clima” da Copa para toda a cidade e incluir os torcedores que não comprarem os ingressos para ter acesso à Itaipava Arena Pernambuco.

Ações promocionais -  A Prefeitura do Recife vai realizar ações promocionais no Sítio Trindade, Parque Dona Lindu e Peixinhos. Nesses locais, serão montadas tendas temáticas que abrigarão atividades gratuitas de lazer e de integração entre a comunidade e as seleções que disputarão a Copa das Confederações da Fifa.
O público poderá se divertir no Sinbol, atração lúdica onde os participantes jogam sinuca com os pés; conferir uma exposição com os uniformes dos países que jogarão a Copa das Confederações da Fifa; tirar fotos num painel que retrata as seleções; e assistir a um vídeo  que mescla imagens do Recife e dos times.
 
Proteção à Criança e ao Adolescente
A Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e Trabalho Infantil acontece entre os dias 17 e 29 de junho em oito Arraiais (Sítio Trindade, Pátio de São Pedro,  Praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Várzea, Ibura, San Martin e Peixinhos).
 
Os técnicos da Prefeitura fazem a sensibilização da sociedade para as situações de vulnerabilidade através do lema "Não desvie o olhar", divulgando os mecanismos de denúncia.
 
Nas abordagens estão o enfrentamento ao Trabalho Infantil, exploração sexual, situação de rua, consumo indevido de álcool e outras violações de direitos de crianças e adolescentes. O Serviço terá sua base no Pólo do Sítio da Trindade e, nos demais polos, a atividade será através de equipes volantes.
 
Como funciona:
 No Sítio Trindade foi criado um espaço de recreação para as crianças que forem identificadas acompanhando pais em barracas de comércio, catando lata ou desenvolvendo algum tipo de trabalho. Com capacidade para 30 crianças, o espaço vai funcionar durante toda a programação, das 16h às 1h da manhã, no Sítio Trindade.
 
Uma equipe de sensibilizadores ficará responsável por reunir as crianças, o responsável assina um termo de responsabilidade se comprometendo a voltar no horário determinado, e a criança ficará sob os cuidados dos coordenadores, realizando atividades com os oficineiros - em parceria com o Geraldão - de capoeira, skate, percussão e teatro.
 
Após o encerramento do ciclo junino, esses cadastros serão enviados ao Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para que seja feito um levantamento, e localização, dessas famílias, no sentido de investigar se as crianças estão na escola, se recebem algum benefício eventual e, assim, ampliar a assistência.
 
Proteção às Mulheres
As servidoras da nova equipe da secretaria da Mulher do Recife estarão na caminhada do São João, nesta quinta-feira (06), com mensagens de enfrentamento à violência de gênero e prevenção ao tráfico de meninas e mulheres. Foram elaboradas dezenas de bandeiras floridas para marcar a presença da campanha "Nem com uma Flor". As mulheres da secretaria também marcarão presença nos onze arraiais espalhados pela cidade.
 
Recife conta com uma rede de proteção à mulher vítima de violência, que inclui o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado à Rua Bernardo Guimarães, nº 470 - Boa Vista - Recife. De 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h. E A Casa Abrigo Sempre Viva, com localização mantida em segredo, por motivo de segurança. O disque denúncia é gratuito. Ligue 0800 - 281 - 0107.
 
Turismo
Para atender os visitantes, a Secretaria de Turismo e Lazer preparou os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) para recebê-los durante as festividades. Nos CATs, distribuídos em oito localidades, estarão atendentes bilíngues estudantes de turismo com distribuição de material informativo como o Acontece, Agenda Cultural com programação do São João, mapas turísticos, guia da cidade, entre outros.
 
Confira abaixo os locais, horários de funcionamento e telefones dos CATs:
 
1 - CAT Aeroporto 24 horas. Telefones: 3355-0128 / 3182-8299
2 - TIP das 07 às 19h. Telefone: 3182-8298
3 - Parque Dona Lindu 10h às 22h. Telefone: 3355-9844
4 - Pátio de São Pedro Seg a Sex das 09h às 17h. Telefone: 3355-3310
5 - Mercado São José das 07h às 17h e dom das 07h às 12h. Telefone: 3355-3022
6 - Praça do Arsenal 09h às 20:30 e em dias de espetáculos de São João das 10:30 às 22h. Telefone: 3355-3402
7 - Pracinha de Boa Viagem das 08 às 20h. Telefone: 3182-8297
8 - Sítio Trindade das 18 às 22h e das 18h às 23h dependendo da grade da programação. Nos dias de jogos abrirá às 15h. *Esse é um CAT temporário, montado especialmente para esse período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil