O Nordeste celebra as Artes Visuais no Recife

A descoberta de novos talentos e a busca pelo caráter questionador das expressões artísticas são o mote da Mostra Nordeste de Artes Visuais, que ocorre entre os dias 11 e 31 de junho, no Museu Murillo La Greca, no Recife. A exposição tem acesso gratuito e conta com a curadoria do professor do Mestrado em Artes Visuais da UFPE e UFPB José Rufino. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a circulação de produções e aumentar o intercâmbio cultural entre artistas, público e entidades voltadas ao setor.

De acordo com José Rufino, o elo que une os nomes selecionados é um paradoxo artístico: eles possuem em comum o fato de serem nordestinos, ao mesmo tempo em que suas produções não se limitam às questões regionais. "A mostra possui um direcionamento semelhante ao ambiente globalizado em que vivemos. Comparando com as décadas anteriores, possuímos um cenário mais prolífico graças à tecnologia atual, que permitiu uma maior interação entre artistas, público e pesquisadores", afirma.

Outro critério utilizado foi o diálogo estabelecido entre criador, obra, público e contexto no qual todos estão inseridos. Segundo o professor Rufino, as artes visuais prestam um serviço ao cidadão quando ela contribui na formação de um senso crítico. “A produção de um artista precisa transcender o nosso olhar, provocar questionamentos e nos despir de idéias pré-concebidas. Aí sim, estamos diante de uma ação verdadeiramente transformadora", pondera. O trabalho de curadoria também contou com o apoio das Secretarias Estaduais de Cultura e outras entidades da Região Nordeste, voltadas ao setor.

Serviço:
Mostra Nordeste de Artes Visuais
Local: Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 – Parnamirim
Data: 11 a 31 de junho
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Sábados e domingos, de 13h às 17h.

Informações: (81) 3355-3126 e (81) 3117-8439

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo