“Influência dos Ingleses” no roteiro dos próximos sábados

Nos próximos dois sábados (15 e 22 de junho), a população terá a oportunidade de saber um pouco mais a respeito da importância dos ingleses no processo de desenvolvimento do Recife. A ação faz parte do projeto de Sensibilização Turística, que teve início no mês de Maio e é desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. O roteiro “Influência dos Ingleses” garante um passeio por diversos pontos da cidade.

Os ingleses chegaram aos portos do Brasil a partir de 1808 e a presença deles no Recife existe até os dias atuais. Com eles, chegou também o desenvolvimento. Fábricas de ferro, telégrafo e o telegrama, bondes e trens que ligavam o Recife ao Interior do Estado. Eles trouxeram a denominação protestante anglicana e ainda alguns hábitos como o uso do tecido tropical inglês, casimira, gravatinha borboleta, sapatos com polainas, chapéus de palha e as bengalas.

O forró, que é um ritmo tão tradicional e regional também participou da influência dos ingleses na criação do seu nome. A denominação veio a partir da expressão “for all” que, na tradução da Língua Inglesa para a Portuguesa significa “para todos”. Isso porque, os ingleses costumavam dizer que a dança era “for all”, ou seja, para todos.

O passeio de Sensibilização Turística com a temática “Influência dos Ingleses” vai promover um tour por pontos da cidade que estão relacionados com essa convivência. Um dos locais é o Museu do homem do Nordeste, onde está o último bonde que circulou no Recife; a Estação Ponte D’Uchoa, uma antiga estação de bondes; a Catedral Anglicana do Bom Samaritano, que fica em Boa Viagem; Cemitério dos Ingleses; The British Country Club; Campo do Derby, local onde aconteceu a primeira partida de futebol no Recife, esporte originalmente inglês; além de uma passagem pelo Sport Club do Recife, primeiro clube de Futebol do Recife.

O projeto de Sensibilização Turística é gratuito e garante um passeio em um ônibus com ar-condicionado, acompanhado por guias de turismo. Para participar do primeiro tour que acontece no sábado (15), é necessário se inscrever a partir das 8h desta sexta-feira (14), por meio do telefone 3355-8605. A saída para o passeio acontece pontualmente às 14h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril