Grupo Engenho de Teatro apresenta "Mariano, irmão meu"

Mariano. Foto: Camila Sérgio
A peça Mariano, irmão meu será apresentada nesta quarta (12) e quinta-feira (13), às 20h, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro. A montagem, quinto espetáculo do Grupo Engenho de Teatro, traz no elenco os atores Tatto Medinni, Alexsandro Souto Maior (que também assina o texto) e Ana Cláudia Waguestel. A direção é de Eron Villar.

No espetáculo, Tatto Medinni é Mariano, um jovem com deficiência cognitiva, abandonado pela mãe logo depois que nasceu. Quem ficou com a responsabilidade de cuidar dele foi Damião (Alexsandro Souto Maior), o irmão mais velho, que conta com a ajuda de Tia Augusta (Ana Cláudia Wanguestel). A montagem, que tem trilha sonora executada ao vivo e usa vários recursos, como o teatro de formas animadas, trata de solidão, abandono, amor e amizade, além de questionar a forma de lidar com pessoas com deficiência cognitiva.

“O texto de Mariano carrega várias metáforas. Para mim, traz o vazio das relações. De você teoricamente ter a possibilidade de se relacionar com pessoas do mundo inteiro e, ao mesmo tempo, passar o dia todo sem trocar uma palavra com alguém. Reflete sobre relações familiares, sociais, afetivas”, explica o diretor. Para o dramaturgo e ator Alexsandro Souto Maior, o texto é fragmentado, sintético. “Foi muito difícil levá-lo à cena. É o pouco que diz muito, o trabalho com a contenção”, avalia Souto Maior.

O ator Tatto Medinni diz que a maior dificuldade na composição de Mariano foi achar o tom do personagem e, assim, fugir dos clichês e estereótipos. “Foi o desafio de construir esse personagem que me fez aceitar compor esse elenco. É uma peça de uma sensibilidade muito grande”, conclui. Para Ana Cláudia Wanguestel, Eron Villar conseguiu conduzir um trabalho bastante colaborativo. “Houve sempre as indicações do caminho, porém com liberdade para o ator. Para mim, Tia Augusta, por exemplo, carrega a dicotomia do espetáculo: ela é amorosa, mas traz consigo a voz da razão”.

Serviço:
Mariano, irmão meu
Quando: quarta e quinta-feira, às 20h, até o fim de junho
Onde: Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Comprando um ingresso no valor inteiro, o espectador ganha outro para a mesma apresentação
Informações: (81) 3216-1728

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil