Coletivo Lugar Comum “ocupa” Teatro Joaquim Cardozo com o projeto Movimentos Coletivos

Conrado Falbo. Foto: Maria Agrelli
O Coletivo Lugar Comum “ocupa” o Teatro Joaquim Cardozo (Rua Benfica, 157, Madalena, Recife) durante todo o mês de junho com o projeto Movimentos Coletivos. Todas as sextas e sábados, sempre às 20h, até o dia 29 de junho, o público poderá conferir a mostra dos novos trabalhos do Coletivo Lugar Comum e artistas parceiros em três propostas: Solo para várias vozes, de Conrado Falbo; Improvisões, de Conrado Falbo e Liana Gesteira com um artista convidado a cada semana e De cordas, faixas e metal, solo de Letícia Damasceno.

Nesta sexta (07/06), na apresentação de Improvisões, Conrado Falbo e Liana Gesteira compartilham o palco com a bailarina convidada Renata Muniz. Ao longo das próximas semanas farão parte do projeto artistas independentes e de outros grupos da cidade. Improvisões traz um jogo cênico focado na improvisação, utilizando som e movimento na proposta de “quebrar” o conceito de dualidade entre eles, já que som é movimento e vice-versa.

A programação da noite segue com o solo/performance Solo para várias vozes, do músico, performer, professor e pesquisador Conrado Falbo. Uma voz em rascunho, na busca de suas possibilidades além da fala e do canto. Neste solo, a voz é acompanhada por si mesma, desdobrando-se no espelho dos próprios sons. Foi desenvolvido pelo artista a partir da pesquisa prática que vem realizando junto aos demais artistas ocupantes do Coletivo Lugar Comum (Recife, PE) sobre as possibilidades da voz e do corpo em performance, e da pesquisa teórica sobre voz, palavra e performance, realizada no âmbito do doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


O que pode a voz quando não fala nem canta? Este foi o questionamento que guiou o processo de criação desta performance, partindo da ideia da voz como princípio comunicativo que extrapola códigos e signos convencionais para investigar um horizonte de expressão ao mesmo tempo concreto, pois voltado ao corpo e suas sonoridades, e abstrato, pois aberto a várias possibilidades interpretativas e de categorização. As ações da performance são mediadas por um microfone e uma loop station (pedal eletrônico que permite gravar sons e repeti-los instantaneamente). Os sons são produzidos e manipulados ao vivo pelo próprio performer: as diferentes vocalizações vão sendo gradualmente sobrepostas com o auxílio do pedal e os efeitos sonoros alcançados são resultado unicamente desta sobreposição. Não há utilização de gravações prévias ou efeitos eletrônicos de distorção sonora.

No sábado (08/06) e ao longo da temporada, a programação traz o Solo para várias vozes e também a performance De cordas, faixas e metal, da dançarina e professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e da Faculdade Angel Vianna, Letícia Damasceno. O solo de Letícia Damasceno aborda a palavra muda no corpo, a impossibilidade de mover. A memória do movimento reverbera em voz do movimento, em dança que transborda em som. A mesma corda que aprisiona é também a corda que vibra em voz encarnada na poética do corpo, em diálogo com a poesia de dois grandes Manoéis: o de Barros e o nosso Bandeira.

Serviço:
                    
MOVIMENTOS COLETIVOS
mostra de novos trabalhos do Coletivo Lugar Comum e artistas parceiros

Sextas e sábados, às 20h
Teatro Joaquim Cardozo (Rua Benfica, 157, Madalena)
R$20 e R$10 (meia)
Informações: 32270657 / 32260423

Sextas:
Solo para várias vozes (Conrado Falbo)
Improvisões (Liana Gesteira, Conrado Falbo e convidados)
Sábados:
De cordas, faixas e metal (Letícia Damasceno)

Solo para várias vozes (Conrado Falbo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril