Arte para pensar a comunicação contemporânea

Marie Carangi. Foto: Camilo Soares
As caixas de correio de Marselha despertaram a atenção de Camilo Soares durante a residência na França. De lá até o centro do Recife, um caminho de reflexões e ressignificações precisou ser traçado. São rastros desse caminho, percorrido com a colaboração de dezenas de pessoas, que compõem a exposição #1cartaparamarselha, na Torre Malakoff, a partir desta quinta-feira (13). O projeto conta com recursos do Funcultura.

Diante das mudanças ocorridas nas duas últimas décadas, com a migração dos esforços de comunicação para o correio eletrônico e, em seguida, para as redes sociais, o que acontece com as caixas de correios em todo o mundo? Perdem a função de ligar pessoas, recebendo apenas documentos bancários ou comerciais. Esses objetos esquecidos que integram as fachadas do centro antigo de Marselha despertaram a memória poética de Camilo Soares, gerando relações entre as duas cidades portuárias. Registrou a diversidade das caixas, sua deterioração, mas também a sua ressignificação a partir da intervenção de artistas, pichadores, ou simplesmente do tempo sobre elas.


Ao serem aplicadas nas paredes do centro do Recife, coladas como cartazes de lambe-lambe, tais imagens se oferecem não apenas a outras intervenções, mas ao olhar distraído de quem passa. Como diz Camilo: “Acho que perdemos bastante a relação afetiva com a cidade, que virou apenas coisa concreta e funcional para nossos olhos e isso explica um pouco porque é tão mal cuidada por todos. Além de remeter a tal perda de comunicação, essas fotografias de caixas de correios também podem instigar algum interesse ou inquietação dos que por ali passarem. Pode talvez contribuir um pouco para que o Recife volte ao estado de imagem, a partir de interpretações íntimas, códigos próprios e memória”.

Intervenções em diferentes técnicas já foram feitas por Jeims Duarte, Marie Carangi, Marcelo Silveira, Rinaldo Silva, Iezu Kaeru, Giu Calife, Christina Machado e Paulo Meira. Estão confirmadas as intervenções de Sérgio Altenkirch e Paulo Bruscky. Como um palimpsesto, as imagens vão ganhando novas camadas e olhares. Tais ações se tornarão o filme cartaprorecife que será exibido na exposição. Fotos dessas e de outras intervenções, assim como o seu mapeamento, poderão ser vistas no blog do projeto (1cartapara.blogspot.com.br). Levar a exposição para Marselha também está nos planos.

#1cartaporfavor

Outro aspecto observado por Camilo é que a comunicação contemporânea prescinde não só de materialidade, mas também de destinatário. As pessoas se comunicam cada dia mais por canais virtuais, onde nem sempre há destinatário determinado. Nas redes sociais, os participantes falam sobre suas vidas, vivências e preferências publicamente. Diante desse fato, surge a provocação: "Diga algo que você nunca disse para alguém que você ainda não conhece”.

Entre as instruções, lê-se: “as respostas podem ser ditas com palavras, fotografia, desenho, música, voz gravada, objeto, origami e tudo mais que couber na caixa”. Quanto ao suporte da mensagem, pode ser em papel ou outro suporte analógico ou digital ou por e-mail: 1cartapara@gmail.com. As contribuições serão expostas em uma das salas da exposição e no blog do projeto. O pedido foi traduzido em outras línguas e mandado aos quatro cantos do mundo.

Santa caixa

Seguindo o mesmo mote da chamada de cartas, mas dessa vez é a caixa que chega às pessoas. Serão cinco caixas circulando pelo Recife, seguindo a tradição das santas de bairro que pernoitavam de casa em casa, em suas vigílias. “Morava num bairro popular e via isso. Não sei se hoje isso ainda é possível, pois todos se trancaram em suas casas e estão perdendo o sentimento de vizinhança”, indaga Camilo. Aqui novamente entramos ao interior, no íntimo, num diálogo que permanece sendo um monólogo, pois o interlocutor ainda não existe, apesar de potencialmente existir em cada esquina.    

A exposição

Quatro salas da Torre Malakoff serão destinadas à exposição. A primeira irá abrigar fotos impressas em lambe-lambe. Outra, registros das intervenções nas ruas do Recife, o mapeamento dessas ações e o blog com acesso ao público. Na terceira, a Santa Caixa e contribuições em diversos suportes para ela e para a chamada de cartas. A última foi reservada para a exibição do vídeo “cartaprorecife”, com intervenções de alguns artistas locais sobre fotografias da exposição coladas no centro do Recife. Na abertura, haverá novas intervenções, a montagem do bar Iraq móvel e outras surpresas.

Serviço:
Exposição #1cartaparamarselha
Local: Torre Malakoff
Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife.
Data: 13 de junho de 2013
Horário: 19h

Blog: 1cartapara.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil