Palco Giratório chega a sua última semana de espetáculos

Viúva, porém honesta; Foto: Danilo Galvão 
Esta semana o Festival Palco Giratório, promovido pelo SESC Pernambuco, encerra as atividades da 7ª edição realizada no Recife. Diferentes gêneros passaram pelos palcos de seis teatros além das apresentações abertas, por onde passaram 46 espetáculos, de 42 companhias vindas de treze estados do Brasil.
Gêneros diferentes enriquecem os espetáculos, que tem drama, comédia, teatro de rua e infantojuvenil nas apresentações. Algumas possuem acessibilidade, com recursos de audiodescrição e tradução em libras para a plateia, sendo uma das poucas oportunidades que portadores de deficiência auditiva e visual têm de assistir peças teatrais.
 Todas as informações sobre o Festival Palco Giratório no Recife podem ser acessadas no site www.sesc-pe.com.br/palcogiratorio. Os ingressos para todos os espetáculos custam R$ 12 inteira e R$ 6 a meia entrada para comerciários e dependentes, estudantes, idosos e professores.


PROGRAMAÇÃO de 29 a 31 de maio                    

O Maléfico da Mariposa
Ave Lola Espaço de Criação – Curitiba (PR)
Faixa etária: Livre
Gênero: Teatro adulto
Duração: 75 min
"A comédia que vamos apresentar é humilde e inquietante, comédia rota, das que querem arranhar a lua e arranham o próprio coração", assim tem início uma aventura pelos meandros deste sentimento delicado e imenso, grande tema da literatura universal: o amor. Em O malefício da mariposa, Federico García Lorca utiliza a fábula para retratar a louca paixão de Curianito por uma misteriosa mariposa com a originalidade e profundidade de poucos. Em meio à atmosfera poética de um estranho jardim, ínfimas criaturas da natureza amam e sofrem de maneira muito parecida com a nossa, seres humanos.

Duas Mulheres em Preto e Branco
Remo Produções Artísticas (PE)
Faixa etária: 14 anos
Gênero: Drama
Duração: 70 min
Duas mulheres que foram as melhores amigas se descobrem numa situação oposta: a de rivais, brigando pelo mesmo homem. Letícia é casada com Miguel e Sandra com Paulo. Há anos, Sandra trai Letícia, mantendo um caso amoroso com Miguel. O assunto não teria qualquer novidade não fosse uma narrativa tensa, cheia de mistérios, em que a vida de cada personagem se revela e desvela em meio a uma ação dramática, que chega a lembrar um romance policial. O texto é um conto do livro Retratos Imorais, de Ronaldo Correia de Brito, publicado em 2010.tristezas, ideias, medos, dores...

Mariano, Irmão Meu
Grupo Engenho de Teatro (PE)
Faixa etária: Livre
Gênero: Teatro Adulto
Duração: 50 min
Criado por seu irmão Damião, Mariano alimenta um sonho de viajar além-mar em busca de sua mãe que partiu. No decorrer da espera vários conflitos se desenvolvem entre os irmãos e os poucos que os cercam. A narrativa do espetáculo segue percurso de experimentação da linguagem inspirada no pensamento poético de Guimarães Rosa.

Viúva, Porém Honesta
Grupo Magiluth (PE)
Faixa etária: 16 anos
Gênero: Farsa Irresponsável
Duração: 80 min
Viúva, porém honesta, peça teatral de Nelson Rodrigues, narra a história do Dr. J.B. de Albuquerque Guimarães, diretor de "A Marreta", um dos jornais mais influentes do país, que não consegue convencer sua filha única, Ivonete, a deixar de velar seu marido morto. O espetáculo foi ganhador dos troféus APACEPE (Associação de Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco) de melhor espetáculo, direção e ator.        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife