Cine PE fomenta Economia Criativa no Recife


O potencial do Recife para desenvolver a Economia Criativa, através da riqueza cultural da cidade foi ressaltado pelo prefeito Geraldo Julio na noite desta sexta-feira (26), na abertura da 17ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual. O evento, que este ano tem como tema Brasil, país do futebol e do cinema, acontece no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, até a próxima quinta-feira, 2 de maio.

Salientando a escolha do tema da mostra por unir duas “paixões do brasileiro”, Geraldo Julio falou do impacto que o festival provoca na cultura e na economia da cidade. “O Cine PE mexe com uma coisa muito importante do Recife que é a Economia Criativa, muito ligada à cultura, que é onde está o futuro da economia da nossa cidade. O Recife ferve essa coisa da cultura o tempo inteiro e o Cine PE é uma das coisas que a gente tem de grande destaque no cenário nacional”, argumentou.

Depois de cumprimentar produtores, diretores e cineastas de todo o País na entrada do Festival, o prefeito do Recife ressaltou a importância de se consolidar o evento na cidade: “É um momento muito marcante privilegiar o Cine PE e para que isso continue é preciso firmar esse evento e poder fomentar o audiovisual na nossa cidade, com políticas públicas e com a atuação do setor privado.”

Geraldo foi ao evento acompanhado da primeira-dama do Recife, Cristina Mello, do secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, e do presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Roberto Lessa. Na ocasião, eles assistiram à mostra competitiva de curtas-metragens, que exibiu 12h40 (AL), Íris (SP) e Joana (MG), e à exibição do longa Giovanni Improtta (RJ), que marca a estreia do ator José Wilker na direção.

PROGRAMAÇÃO - A programação do Cine PE exibirá 39 filmes, sendo 27 curtas e 12 longas-metragens, em mostras competitivas, especiais, itinerante e mostra infantil, além de promover oficinas profissionalizantes, seminários, entrevistas coletivas e reuniões técnicas. A expectativa de público é de mais de 20 mil pessoas. A programação completa está no site: www.cine-pe.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas