Obra de Wilton de Souza entra em cartaz no Centro Cultural dos Correios



A trajetória do artista de múltiplos suportes e técnicas, pesquisador de linguagens e gestor incansável Wilton de Souza vai ocupar um dos espaços expositivos do Centro Cultural dos Correios Recife a partir de 5 de março de 2013. A exposição Bela Aurora do Recife, que tem Betânia Correa de Araújo como curadora, percorre os caminhos trilhados pelo artista desde os primeiros esforços para o ensino informal da arte, o design gráfico e as galerias particulares nesta cidade. O projeto é patrocinado pelos Correios e Ministério da Cultura, conta com o apoio do Centro Cultural Correios – Recife e a realização da Art.Monta Design.
Pintor, gravador, escultor, tapeceiro, cenógrafo, designer. Questionado sobre com que técnica mais se identifica, Wilton respondeu “Eu sou desenhista, desenho muito, dou muito traço, risco muito, porque em todo esse traço que sai é gravada minha espontaneidade, a minha força, meu calor humano, é gravado tudo nesse trabalho. Eu me sinto muito mais à vontade como desenhista, fazendo as monotipias”.
Acessibilidade - O projeto expográfico da Bela Aurora do Recife foi pensado em termos de legibilidade e acessibilidade a todos os públicos. Eduardo Souza, autor do projeto, pensou nos pontos de vista e movimentos de adultos de pé, cadeirantes e crianças e se pautou pelas normas da ABNT para projetar os quatro ambientes que mostram diversas facetas de Wilton de Souza. São eles: “O artista”, com cerca de 30 trabalhos, entre pinturas, gravuras e desenhos; “O Gráfico”, com 40 trabalhos, entre capas de discos, livros e ilustrações; “O pesquisador”, com painéis sobre ensaios, livros e pesquisas realizados pelo artista; e “O gestor”, com dois painéis e 01 vídeo de 10 minutos com depoimentos de intelectuais e artistas sobre a participação do artista na gestão de espaços importantes para a cena das artes plásticas em Recife, como as primeiras galerias de arte oficiais do Recife, a Galeria Recife, a Galeria Rozenblit e na Galeria de Arte Metropolitana do Recife, atualmente o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, onde até hoje permanece como um dos gerentes do museu.
Sob a coordenação de André Aquino, a ação educativa planejada para a mediação da exposição vai desenvolver suas atividades pedagógicas em um espaço preparado dentro da própria exposição, como um pequeno atelier, onde crianças de escolas públicas e particulares, irão criar desenhos semelhantes aos que o artista produz e experimentar técnicas de gravura. Para isso, serão utilizados materiais reciclados e será adotada como temática questões relacionadas ao meio ambiente. Haverá agendamento de visitas com áudio-descrição para deficientes visuais.


SERVIÇO
Exposição “Bela Aurora do Recife”
Abertura: 5 de março de 2013, às 19h
Visitação até 26 de maio de 2013
Local: Centro Cultural dos Correios – Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 - Bairro do Recife – Recife – PE
(81) 3224.5739

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil