Ficção científica em destaque no cineclube Amoeda Digital

Silver Globe. Foto: Divulgação

O cineclube Amoeda Digital chega neste mês de março para explorar as fronteiras da ficção científica, com o filme Na Srebrnym Globie (On de The Silver Globe), de Andrzej Zulawski. Produção polonesa, lançada em 1988. O filme desta sessão foi uma escolha do realizador Pedro Severien, convidado para o debate, após a exibição. A sessão acontece nesta terça-feira (26), às 20h, no Bar Novo Pina (Terraço da Moeda), com entrada gratuita.

A história apresenta um pequeno grupo de exploradores cósmicos que deixam a Terra em busca de liberdade em uma nova civilização. Algumas gerações são criadas neste novo ambiente, repleto de colonizadores escravocratas e de um povo à espera de seu messias. A chegada de um astronauta ao planeta dá indícios de que esta busca chegou ao fim.

Na Srebrnym Globie é considerado uma espécie de filme inacabado, pois foi captado ainda nos anos 70, e por 10 anos o diretor manteve o projeto parado por causa da perda de alguns trechos. O filme segue uma linhagem de imagens impressionistas, próprias da textura dos anos 80, assim como os clássicos sci-fi, 2001: uma odisseia no espaço (1968), de Stanley Kubrick, e Stalker (1979), de Andrei Tarkovsky. O que proporciona à película um diálogo contemporâneo ao fetiche digital da emulação de filtros e efeitos dos pops “programetes” de fotografias das redes sociais.


O filme tem duração de 157 minutos, depois o público poderá conversar com o diretor, roteirista e produtor, Pedro Severien. À frente da produtora Orquestra Filmes, desde 2007, Severien mantém uma produção constante de curtas-metragens autorais, entre eles, Canção para minha irmã, Carnaval inesquecível e São. Em longa-metragem produziu, Boa sorte, meu amor, de Daniel Aragão, e co-roteirizou País do Desejo, de Paulo Caldas. Atualmente Severien é também presidente da ABP/APECI, em Pernambuco.

O Cineclube Amoeda Digital tem o patrocínio do Funcultura, por meio da Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco. As sessões acontecem mensalmente às terças-feiras, com a proposta cineclubista de exibir filmes pouco explorados pelo circuito comercial de cinema. Em seguida, realizadores pernambucanos são convidados para o debate com o público. As sessões são gratuitas.

Serviço:
CC Amoeda Digital exibe “Na Srebrnym Globie” (On The Silver Globe)
Dia: Terça-feira, 26 de março.
Hora: 20h
Convidado: Pedro Severien
Bar Novo Pina (Terraço da Moeda) - Rua da Moeda, s/n. Recife Antigo
Entrada gratuita     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo