Espetáculo de rua “Cafuringa” estreia e vai circular por nove cidades pernambucanas

Cafuringa com o Grupo Cafuringa. Foto: Luiz Filho

Um novo grupo de teatro de rua vai ganhar os espaços abertos de várias cidades pernambucanas. É o Grupo Cafuringa, do Recife, que nasce com o espetáculo “Cafuringa” e vai chegar a nove cidades do estado com uma homenagem ao saudoso artista de rua Mestre Cafuringa ou Rubens Martins, cantador de emboladas e ventríloco que, munido dos seus bonecos, comercializava garrafadas e pomadas pelas ruas do Recife, prometendo curar todo tipo de doença. No ano 2000, ele atraiu para si o ódio da Igreja e do poderio militar, que acabaram expulsando-o do Pátio do Carmo, no centro da capital pernambucana, seu principal ponto de venda, junto a toda sorte de camelôs, prostitutas, vagabundos e bêbados. Esta “limpeza social” prejudicou um artista de rua que é recordado, ainda hoje, por quem o viu trabalhando, sempre com humor certeiro.

A criação coletiva do Grupo Cafuringa – em processo desde 2011 – nasceu sob provocações do diretor Junio Santos (RN). No elenco, gente com longa experiência no teatro de rua, Alexandre Menezes, Luiz Filho, Pablo Dantas e Cleydson Catarina (que é natural do Ceará), intérpretes que utilizam máscaras e bonecos nas mais distintas manipulações e contam ainda com a participação especial dos músicos Rodrigo Félix e Filippo Rodrigo em cena, este último natural do Rio Grande do Norte. No enredo, o mestre Cafuringa, também conhecido como o “Homem da Cobra”, e seu boneco Joãozinho, acompanhados por Galego, Barruada e Benedito, outros de seus bonecos, alegram o povo com piadas picantes que despertam as belas Cafurinetes. Comercializando garrafadas e pomadas, seus produtos costumam atrair velhos à roda em busca de “curas milagrosas”, mas sua ousadia de artista incomoda os poderosos.

Cafuringa é, então, ameaçado e expulso do Pátio do Carmo. Condenado, sua pena foi a morte. “O espetáculo lança a voz poética do camelô-artista-palhaço-repentista que, como cordeiro, morreu... só a arte, não”, diz Pablo Dantas, um dos atores do elenco. A encenação de rua, com trilha sonora ao vivo, faz um recorte no tempo, partindo dos seus momentos brincantes até a expulsão do seu local de trabalho/diversão, propondo “um espetáculo para rir, mas também para refletir”, garantem. A direção de arte é assinada por Cleydson Catarina (CE). Com incentivo do Funcultura, do Governo do Estado de Pernambuco, e do Prêmio Myriam Muniz, da Funarte, a montagem vai circular por Recife, Paudalho, Caruaru, Glória do Goitá, Olinda, Vitória de Santo Antão, Abreu e Lima, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, sempre apresentada gratuitamente. Mais informações: (81) 8765-0975.

Espetáculo Cafuringa - Programação de sessões gratuitas em março:

Dia 11/03 (segunda), às 16h, no Pátio do Carmo, no Centro do Recife [ESTREIA]
Dia 12/03 (terça), às 19h, na Praça Beira Rio, em Paudalho
Dia 13/03 (quarta), às 19h, no Centro Social Bidu Krause, no Bairro do Totó, Recife
Dia 16/03 (sábado), às 10h, no Parque 18 de Maio (próxima à Feira de Ervas), em Caruaru
Dia 17/03 (domingo), às 16h, na Praça Central de Glória do Goitá (ao lado do Museu Mamulengo)
Dia 21/03 (quinta), às 19h, na Rua Manoel Mesquita, no Bairro de Santo Amaro, Recife
Dia 22/03 (sexta), às 19h, no Largo da Ilha do Maruim, em Olinda
Dia 23/03 (sábado), às 16h, na Praça da Matriz, no Centro de Vitória de Santo Antão
Dia 25/03 (segunda), às 19h, na Praça de Jardim Paulista, Recife
Dia 27/03 (quarta), às 16h, no Pátio do Carmo, no Centro do Recife
Dia 30/03 (sábado), às 11h, no Mercado São José, no Centro do Recife
Dia 31/03 (domingo), às 16h, na Guabiraba, no Bairro de Casa Amarela, Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife