Diferentes versões da Paixão de Cristo serão encenadas no Recife


A essência do feriado se dá por conta da chamada Sexta-feira Santa – ou Paixão de Cristo - que existe em todos os países de tradição católica. Por isso, as celebrações religiosas não poderiam ficar de fora do que acontece no Recife. A encenação das passagens mais importantes da vida de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição, acontecerá na 17ª edição da Paixão de Cristo, no Marco Zero, no Bairro do Recife, a partir desta quarta-feira (27). Além desta montagem, o espetáculo também será encenado em outros bairros da cidade, como no Pina e em Casa Amarela.

PAIXÃO DE CRISTO DO RECIFE - De 27 a 31 de março, a Paixão de Cristo do Recife ocupa a Praça do Marco Zero. Dirigido pelo ator José Pimentel, que há 36 anos conduz, também, o papel de Jesus Cristo na peça, a produção envolve cerca de 100 atores e 300 figurantes. A peça que conta com a apresentação de artistas pernambucanos tem duração de quase duas horas e se inicia sempre às 20h.

A expectativa é que este ano a encenação tenha outro ritmo, ainda mais forte e ágil. Isso principalmente porque todos os atores entraram em estúdio para gravar novamente as falas do espetáculo. “A nova gravação possibilitou que nós pudéssemos construir um novo espetáculo. Algumas cenas foram modificadas, outras foram retiradas e, em outras, as pausas diminuíram. O público que nos acompanha a cada ano certamente perceberá a diferença”, explica José Pimentel.

CASA AMARELA - Já na Zona Norte da cidade, a “Paixão de Cristo de Casa Amarela”, que este ano completa 11 anos, revelará as emoções da vida de Jesus Cristo com um elenco formado por 30 atores e 70 figurantes. A peça, que será encenada, gratuitamente, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), às 21h, no Largo da Feira de Casa Amarela, tem direção de Luiz Carlos Lucas e figurino de Gerson.

PINA - Montado pelo grupo teatral Achylles Coqueijo, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a Paixão de Cristo do Pina narra a história de Jesus Cristo até o momento de sua crucificação. Cerca de 85 pessoas da comunidade do Pina trabalham para levar ao Teatro Barreto Júnior, nesta quarta (27) e quinta-feira (28), uma forma diferente de evangelização. O grupo teatral existe há 28 anos e foi fundado pelo atual bispo Dom Magno e Frei Achylles. Para garantir a participação dos pequenos da Paróquia, há uma adaptação para a Paixão de Cristo Mirim, com crianças de 5 a 11 anos.

MISSAS – O Convento Franciscano de Santo Antônio abriga as Igrejas de Santo Antônio e de São Francisco, além do Museu Franciscano de Arte Sacra e a Capela Dourada – construída entre os anos de 1696 e 1724. Localizado na Rua do Imperador Dom Pedro II, no bairro de Santo Antônio, será local para uma série de celebrações religiosas. Na quinta-feira (28) acontece a Santa Missa na Capela Dourada, às 17h. No dia seguinte, sexta-feira (29), a Santa Missa será no Convento Franciscano de Santo Amaro, às 15h. Já no domingo (31) será celebrada a Santa Missa na Igreja de São Francisco, às 18h.

A Igreja do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, que fica na Praça da Independência, também no bairro de Santo Antônio, celebra a Ceia do Senhor, às 17h, nessa quinta-feira (28). Já na Sexta-Feira da Paixão (29) será o momento da Liturgia da Palavra, às 15h, e a Procissão do Senhor Morto, às 17h. O Sábado Santo e a Vigília Pascal são iniciados às 18h do sábado (30). A celebração do Domingo de Páscoa (31) está marcada para acontecer às 9h.

LAZER - Para quem quiser, ainda, aproveitar os espaços de lazer e cultura oferecidos pela cidade, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife informa que o funcionamento dos Mercados da Boa Vista, São José, Madalena, Encruzilhada e Casa Amarela acontecerá em horários diferenciados por conta do feriado. Na sexta-feira (29), será de 6h ao meio-dia. No sábado (30), será das 6h ás 17h e no domingo (31) das 6h às 14h.

Já o Museu da Cidade do Recife funcionará até a quinta-feira (28), das 9h às 17h, e no sábado (30), das 13h às 17h. No espaço, que funciona no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, estão abertas para visitação duas exposições: Recife – Década de 40, que reúne fotos da cidade, poesias, mapas e informações turísticas da época, enquanto a mostra Imagens do Recife – Pontes, com curadoria de Josivan Rodrigues, exibe 30 fotografias do acervo do Museu, datadas do início do século 20 até os anos 1980. No sábado, haverá visita guiada, às 15h, e exibição do documentário Doce Brasil Holandês, de Monica Schmiedt, às 16h. A entrada é gratuita.

A antiga Casa de Detenção do Recife, construída no Século XIX, hoje chamada de Casa da Cultura, ficará fechada na sexta-feira (29). O funcionamento no sábado (30) acontece das 9h até às 18h e, no domingo (31), das 9h às 14h. O endereço é na Rua Floriano Peixoto, no bairro de Santo Antônio. Outras informações pelo telefone 3184-3152.

No Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea, o funcionamento será nos três dias do feriado, das 13h às 17h. A réplica do castelo medieval contém um acervo cultural inestimável. Entre as obras, a maior coleção que retrata o Brasil Holandês, com telas de Frans Post, moedas, mapas e outros objetos. Mais informações pelo telefone 2121-0352.

O Parque de Dois Irmãos é, certamente, um local para toda a família e que agrada, em especial as crianças. Isso porque o horto zoobotânico surgiu em 1939 e já abriga 800 animais de várias espécies. Além disso, a Mata de Dois Irmãos, onde o parque está localizado, é uma área remanescente da Mata Atlântica. É possível realizar trilhas com agendamento prévio pelo telefone 3183-5539. O Parque fica localizado na Praça Farias Neves, no bairro de Dois irmãos e estará aberto para visitação na sexta-feira, sábado e domingo, das 8h às 16h.

No Bairro do Recife, a Embaixada dos Bonecos Gigantes ficará aberta das 8h às 18h na sexta-feira (29) e sábado (30). Já no domingo, o funcionamento será reduzido, sendo das 14h às 18h. Lá, é possível admirar os bonecos gigantes que homenageiam grandes personalidades como Alceu Valença, Michael Jackson, Chacrinha, Ayrton Senna, Chico Science, entre outros.

CURIOSIDADE: Uma pesquisa realizada pelo comparador de viagens Mundi (www.mundi.com.br) apontou que a Capital Pernambucana é uma das mais procuradas para o período, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
 
Serviço:
1. PAIXÃO DE CRISTO DO RECIFE
Quando: De 27 a 31 de Março, às 20h
Onde: Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Acesso livre
 
Assessoria de Imprensa:
Juliane Planzo – (81) 9146-3636
Pollyanna Diniz – (81) 9726-8680
 
2. PAIXÃO DE CRISTO DE CASA AMARELA
Quando: quinta e sexta-feira, 28 e 29 de março, às 21h
Onde: Largo da Feira de Casa Amarela
Acesso livre

Informações: José Moura - 9922-3305 / Junior - 9154-5436

3. PAIXÃO DE CRISTO DO PINA
Quando: quarta e quinta-feira, 27 e 28 de março, às 20h
Onde: Teatro Barreto Junior, Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina
Acesso livre
 
Paixão de Cristo Mirim do Pina
Quando: quinta-feira, 28 de março, às 17h
Onde: Teatro Barreto Junior, Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina
Acesso livre
Informações: Stone - 8798-7245 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife