Atleta do Movimento Pró-Criança representa Pernambuco no Campeonato Brasileiro Regional de Judô


No próximo dia 4 de abril uma pernambucana, aluna do Movimento Pró-Criança, embarca para Sergipe para lutar por um sonho que vai ficando cada vez mais perto. A atleta Thays Karla Nascimento de Oliveira representará nosso estado no Campeonato Brasileiro Regional de Judô. Na seletiva, realizada no início deste mês, Thays ficou com a primeira colocação em duas categorias: sub-18 e sub-20.

Com 16 anos, Thays tem um rosto delicado, de pele morena clara acetinada e um sorriso belo, desses que conquistam no primeiro olhar, mas quando se vê a moça numa luta de judô... “Nunca pensei que ia chegar no Brasileiro e em agosto de 2012 eu estava lá, disputando com os melhores do país, agora já caminho rumo à minha terceira disputa nacional. Meu sonho agora é chegar nas Olimpíadas e o bom é que o Pró-Criança ensina isso a gente, a acreditar”, diz enquanto comanda os alunos da escola de judô do Movimento Pró-Criança substituindo seu treinador, Marcílio Félix, que precisou resolver umas coisas na rua para a viagem desta semana.


Thays vive numa casa humilde no bairro de São José com o pai, que “trabalha com calçamento de rua” na Prefeitura, a mãe costureira e uma irmã. Entrou no Movimento Pró-Criança no curso de Teatro, mas via o pessoal treinando e falando bem do judô, veio a vontade e pediu para entrar na turma, estava na época com 13 anos. “Minha mãe e meu pai não queriam, foram contra, brigavam comigo. Hoje eles acostumaram, minha mãe sempre viaja comigo, no Brasileiro, em 2012, ela fez até camisa para torcer lá no Rio e em Cuiabá.  Agora quando faço alguma coisa errada o castigo é sempre a ameaça de me tirar do judô, mas aí eu ligo para o meu professor e ele convence os dois”, conta.

Há pouco mais de dois anos Thays entrou para a Seleção Pernambucana. Os seus resultados impressionaram a direção do Colégio Auxiliadora, onde passou a cursar o segundo ano do ensino médio com bolsa integral e passará a defender a Rede Salesiana no esporte. Antes ela estudava na Escola Poeta Manuel Bandeira.

O professor de judô responsável pelo treinamento dos meninos e meninas da instituição, Marcílio Félix, fala que hoje tem 70 alunos. A escola de judô funciona na sede do Movimento Pró-Criança dos Coelhos e o treinamento acontece às segundas e quartas pela manhã. “Mas quando tem competição a gente trabalha um dia a mais”, explica Thays em tom de comemoração.

“O judô mudou muito a minha vida, antes eu vivia na rua. Agora eu venho treinar, ajudo meu professor com outros alunos, vou para escola, aprendi a ser mais humilde. Antes eu era muito braba, resolvia tudo na tapa, na briga, agora é na conversa. As notas melhoraram também, já faz dois anos que vou ficando entre os melhores alunos na escola”, conta.

Vai com fé Thays, a gente aqui fica torcendo pelo sonho de levar mais uma pernambucana ao pódio daqui a quatro anos, no Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua