Projeto “A Voz do Movimento” promove oficina gratuita no Recife


Foram iniciadas nesta última segunda-feira (18) as inscrições para a primeira oficina aberta dentro do projeto “A Voz e Movimento”. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição até o dia 25 de fevereiro. A seleção será feita a partir do currículo e carta de intenção. Mais informações podem ser obtidas no site do Lugar Comum: www.coletivolugarcomum.com ou pelo email lugarcomumcoletivo@gmail.com. A oficina, que é gratuita, acontece de 4 a 7 de março, das 19h às 22h, na sede do grupo artístico Coletivo Lugar Comum, na Rua Madre de Deus, 170, sala 202, no Bairro do Recife.

Durante o trabalho de quatro dias, em 12 horas de encontros, o objetivo proposto pela Professora Adriana Fernandes é estimular e sensibilizar bailarinos e atores para a relação corpo-voz-som-movimento, a partir de elementos como a respiração, audição, fonação e cinestesia (veja abaixo informações detalhadas). Esta é a primeira oficina aberta a ser realizada pelo Coletivo Lugar Comum este ano dentro da proposta do projeto, que trará ainda o ator-pesquisador Carlos Simioni, do LUME Teatro, em agosto.

A pesquisa “A Voz do Movimento”, iniciada em janeiro de 2013, aborda a improvisação como ferramenta para aperfeiçoamento da expressividade do corpo-artista, propondo a integração entre movimento e produção vocal. Ao todo, durante um ano, serão realizadas várias atividades práticas e teóricas sobre a criação em dança a partir da improvisação e da exploração da expressão vocal aliada ao movimento. Além dos encontros semanais reunindo os integrantes do Lugar Comum, o projeto envolve os ensaios abertos e a realização de duas oficinas coletivas como espaços para troca de saberes entre profissionais de várias linguagens, abertas a participantes de outros grupos artísticos em atividade no estado de Pernambuco.

O acompanhamento permanente das atividades, através da produção de registros (textos, fotos, vídeos) pelos bailarinos-pesquisadores do Lugar Comum, pode ser feito pelo blog avozdomovimento.wordpress.com. Ao final da pesquisa será apresentada uma criação artística assinada pelos integrantes do Coletivo, desenvolvida ao longo do processo com base no tema trabalhado.

A Voz do Movimento: da inquietude, do silêncio, da voz, do movimento, do corpo do agora, agora, momento e ato, som que dança, nasce a inspiração, criação, comunicação, troca, tudo se tocando, entrelaçado, artista e público, se existindo enquanto a arte da improvisação se desenha no inusitado espaço, permitindo outras percepções.

Descrição dos elementos a serem trabalhados na oficina de Adriana Fernandes:

Respiração: compreensão biológica do processo; músculos, ossos e órgãos envolvidos; treinamento dos diversos tipos de respiração em acordo com os diversos estados emocionais e posições corporais;

Audição: compreensão de elementos básicos relacionados aos princípios sonoros: altura, duração, intensidade, timbre; compreensão de elementos básicos de composição sonora; relação corpo e som – paralelo, oposição, semi-oposicão (ou semi-paralelo);

Fonação: compreensão do processo de emissão vocal; utilizando-se dos elementos apreendidos em audição transpor para a voz o “cargo” de emissão sonora; composição vocal-corporal a partir de altura, duração, intensidade e timbre;

Cinestesia: combinação dos elementos trabalhados anteriormente tendo como foco e origem da atividade o movimento corporal; exercícios de criação artística a partir de sugestões dadas pela professora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo