Artes Visuais e Literatura no universo lúdico de Nara Amelia

O melhor dos mundos possíveis

O que acontece quando as artes visuais dialogam com a literatura e o imaginário das lendas e contos? Esta é a premissa da exposição "O Melhor dos Mundos Possíveis!", da gaúcha Nara Amelia, que entra em cartaz nesta terça-feira (26) na Sala Nordeste, no Bairro do Recife. A mostra apresenta um universo lúdico, cujas figuras híbridas põem a natureza como um meio propício para a reflexão crítica sobre a cultura e o homem, a partir de sua semelhança com os animais, que por sua vez, alegorizam os comportamentos e valores humanos. A abertura será realizada às 19h, com a participação da artista.

Para esta exposição, a obra de Nara Amelia se faz presente através de uma pesquisa artística apoiada no arquétipo da memória universal, utilizada para transmitir conhecimentos e valores através das histórias. A artista utiliza técnicas como água-forte e ponta-seca, da gravura em metal, e desenhos dispostos em papéis envelhecidos apropriados de livros, que fazem a ponte entre a imagem, o texto e a temporalidade impregnada no compartilhamento das experiências humanas.

"O meu trabalho dialoga com formas e estéticas que reúnem desde as mais antigas representações de animais, como alegorizações de concepções espirituais ou morais, passando pelos tradicionais bestiários, cuja caracterização propõe valores morais para o homem, conforme vemos nas fábulas protagonizadas por estas criaturas, que carregam consigo narrativas com finalidades moralizantes", afirma a artista, que para esta mostra buscou referências em nomes como Albrecht Dürer, Gustave Doré, Gilvan Samico, Max Ernst, Kafka, Jorge Luis Borges, Júlio Cortazar, Gabriel Garcia Márquez e João Guimarães Rosa, entre outros.

"O Melhor dos Mundos Possíveis!" é uma exposição que une a história da arte e a literatura, apoiada na valorização dos processos e formas artesanais e estéticas que remontam a um outro tempo, evocando imagens e narrativas antigas, transportando o visitante à época de um imaginário sensível e pré-industrial. A mostra segue até o dia 12 de abril com acesso gratuito, e contará em sua abertura com um bate-papo entre Nara Amelia e os presentes, com o objetivo de trocar experiências e estimular novas ações no segmento das artes visuais, a partir das 19h, seguido de um coquetel para brindar o encontro do mundo da artista com o universo cultural do Recife.

Serviço:
Exposição "O Melhor dos Mundos Possíveis!", de Nara Amelia
Local: Sala Nordeste - Rua do Bom Jesus, 237 - Bairro do Recife
Data: De 26 de fevereiro a 12 de abril de 2013.
Horários: Abertura em 26 de fevereiro, às 19h, com presença da artista. Visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Informações: (81) 3117-8430.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii