A face oculta de Roberto Burle Marx


Um lado pouco conhecido do maior paisagista brasileiro do século XX foi apresentado ao público pernambucano, nesta quarta-feira (6/2) quando aportou no Recife a exposição Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho. A mostra, que ficará em cartaz no Centro Cultural Correios, reúne uma seleção de 121 desenhos produzidos pelo artista entre 1919, quando ele tinha 10 anos de idade, até a década de 1940. No dia 16 de março, às 16h, acontece a visita guiada e lançamento do catálogo com todas as peças em exposição.

“Trata-se de uma exposição itinerante, que já passou por Brasília e Rio de Janeiro, mostrando uma face oculta do mais renomado paisagista brasileiro reconhecido no mundo inteiro pelo seu modernismo nos jardins. Escolhemos um conjunto de obras que descortinam um Burle Marx desconhecido do grande público, como aprendiz e como artista que procura a sua autonomia e identidade”, explica a curadora Yanara Costa Haas, arquiteta do Sítio Roberto Burle Marx e mestra em Patrimônio Histórico.

O material inédito em exposição faz parte do acervo exclusivo de 1.589 desenhos pertencentes ao Sítio Roberto Burle Marx/IPHAN/MinC. São trabalhos iniciais da carreira do artista feitos sobre papel, com carvão, grafite, nanquim, lápis de cor, crayon, giz de cera, hidrocor e guache, produzidos desde a sua infância, passando pela época acadêmica até a idade madura. Toda a produção contém a figura humana como temática central e com inspiração em seus professores, como o alemão Leo Putz e Candido Portinari.
Dentre as séries em exposição, a curadora destaca 15 obras produzidas em técnica pastel sobre a figura humana na paisagem pernambucana, em bairros e localidades no Recife em 1932, quando voltou de férias da Alemanha. “Burle Marx produziu variadas cenas sempre tendo a figura humana como temática central. Nessa série, criou desenhos em aquarelas sobre as figuras do povo em ambientes pernambucanos, como Casa Amarela, Porta D’água e Peixinhos” explica a curadora, que selecionou as peças especialmente para a temporada no Recife.

Serviço:
Exposição Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho
Período: 6 de fevereiro a 28 de abril de 2013.
Local: Centro Cultural Correios - Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife.
Dias e horários de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.
Visita guiada e lançamento de catálogo: 16 de março de 2013, às 16h.
Entrada: gratuita.
Patrocínio: Correios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil