Curta Doze e Meia exibe onze vídeos relacionados ao meio ambiente


cartaz
Nesta quinta-feira (20) o Curta Doze e Meia apresenta uma programação extensa, composta por 11 curtas-metragens. A sessão está inserida na temática de dezembro, “Circuito Tela Verde”, que durante todo o mês exibe filmes relacionados ao meio ambiente através da 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente.

Além dos filmes que compõem a mostra nacional, o cineclube também exibe curtas-metragens pernambucanos relacionados ao tema ambiental e Cápsulas Verdes do projeto “Eu Quero Nadar no Capibaribe. E você?” As sessões acontecem todas as quintas-feiras, sempre às 12h30, no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita. Na sessão desta semana haverá um bate-papo descontraído com Nívea Uchoa, diretora do documentário “Água pra que te quero!”.


O Circuito Tela Verde – CTV é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente – MMA, coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC e executada pelo Departamento de Educação Ambiental – DEA, em parceria com a Secretaria do Audiovisual – SAv, do Ministério da Cultura – MinC.

Em Recife, a quarta edição da mostra conta com o patrocínio dos Correios, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização do Cineclube Curta Doze e Meia, da Arrecife Produções, Ministério da Cultura, Governo Federal e tem o apoio do Centro Cultural Correios, da Opa!Caroé e da Sambada Comunicação e Cultura.
           
Vídeos a serem exibidos:

CÁPSULA VERDE – A Garrafa

Fogo Ardente, água corrente
A personagem Velha do Cerrado, angustiada pela di¬ficuldade de compreensão a respeito do manejo do fogo no Cerrado, parte da nascente no Rio São Francisco, em Águas Emendadas, e segue até a foz do Velho Chico, em Alagoas. Durante o percurso desenvolve uma série de questionamentos e reflexões sobre gestão ambiental fazendo uma analogia com a própria sustentabilidade da vida humana no planeta Terra.

ANIMAÇÃO CTV - O Grande Evento

Netuno Noturno (PE)
Direção: Lia Letícia
Videoarte, 2009, 04min
A água é a protagonista oculta deste vídeo.

ANIMAÇÃO CTV - O Rei Gastão

Ciclos (PE)
Direção: Márcio Farias
Fic, 2010, 06min
Um ser caído no chão que, enquanto agoniza, observa a total falta de sentimentos e de humanidade das pessoas que por ali passam e o vêem.


ANIMAÇÃO CTV – Os Sustentáveis

Areia de Quissamã
O filme etnográfico aborda o aspecto histórico da vida de uma mulher, criada em Quissamã (RJ ) e seu envolvimento com a preservação da natureza e da memória local.

Os Sustentáveis
Dia Estrelado (PE)
Direção: Nara Normande
Ani, 2011, 17min

Em um lugar inóspito, um menino e sua família lutam pela sobrevivência.


Água pra que te quero (CE)
Direção: Nívea Uchoa
Doc, 2011, 17min
Documentário que trata da relação do ser humano com a água. Os depoimentos relatam numa linguagem local sobre questões relevantes da água em diferentes aspectos como preservação, destruição, consumo, abundância e escassez. De forma poética mas realista,  são apresentados  contrapontos positivos e negativos do uso da água vivenciados no cotidiano das comunidades na região do Cariri cearense.

Serviço:
Cineclube Curta Doze e Meia
“4º Circuito Tela Verde”
Dias 20 e 27 de dezembro de 2012
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo

Ivonete Melo