Senac Pernambuco promove Festival de Gastronomia e Cultura Japonesa

Shin Koike. Foto: Divulgação
A partir desta terça-feira (20), o Senac Pernambuco promove o Festival de Gastronomia e Cultura Japonesa, com o objetivo de resgatar as origens da culinária tradicional do Japão. O evento será dividido em várias ações: oficinas e cursos de aperfeiçoamento para funcionários dos restaurantes japoneses participantes do festival; um circuito gastronômico com pratos criados especialmente para a ocasião, e palestras com chefs de cozinha convidados, entre eles Shin Koike, dos restaurantes Ozome e Sakagura A1, de São Paulo. Na noite da segunda-feira (19), ele aproveita a passagem pelo Recife para fazer uma noite de autógrafos do livro “A Culinária Afetiva de Shin Koike”, que aborda sua trajetória na gastronomia e conta com textos de Jo Takahashi e fotos de Tatewaki Nio.

Até o dia 30/11, os restaurantes japoneses Taberna Japonesa Quina do Futuro, Hakata, Sushi Yoshi, Nikko Japanese Fusion, Restaurante-Escola Senac-PE, Nii Chan e Edo estarão participando do Festival de Gastronomia e Cultura Japonesa incluindo em seus cardápios opções inéditas criadas para o evento. Os pratos, na verdade, são receitas tradicionais que fazem parte do cotidiano do Japão. O menu do Restaurante-Escola do Senac no Festival será criado pelo chef Shin Koike, que irá capacitar alunos e instrutores da instituição para que possam preparar os pratos servidos aos clientes, numa ação educativa que promove o intercâmbio entre os docentes e discentes do Senac e profissionais reconhecidos no mercado. Quem for ao restaurante-escola no horário do almoço, do meio-dia às 15h, poderá experimentar o menu, que também integra o 3º Festival Volta ao Mundo.


O chef Shin Koike irá ministrar, ainda, a oficina Aspectos essenciais para um menu na gastronomia japonesa e a aula Panceta cozida ao molho Esake, na quarta-feira, às 16h. Aliás, as ações educativas, abertas ao público, não param por aí. Ainda estão previstas as oficinas Cultura Japonesa: a deliciosa cozinha de origem e Japão: o ritual e cerimônia do chá, ministrada por Marcio Fushimi, do restaurante Edo, na terça-feira (20). Japão: o ritual e cerimônia do chá completa a programação de oficinas, com Tomiko Matsumoto, da Associação de Cultura Japonesa do Recife, na quinta-feira (22), às 16h. As atividades acontecem entre os dias 20 e 23/11, no Senac Recife. Inscrições pelos telefones: 81 3413 6692 ou 3413 6705.

Antes das atividades realizadas na semana do Festival, houve toda uma capacitação prévia. Os funcionários dos estabelecimentos participaram de diversas oficinas e também de cursos de aperfeiçoamento. Boas práticas na manipulação dos alimentos; técnicas e serviço do garçom; técnicas de vendas à mesa; e gestão de custos no restaurante foram alguns dos temas abordados.

“O Festival de Gastronomia e Cultura Japonesa busca resgatar e divulgar a gastronomia japonesa de origem, apoiando os estabelecimentos de alimentação na oferta de uma experiência gastronômica única à comunidade pernambucana, incentivando o consumo de menus cotidianamente encontrados no cardápio no Japão. Seria o conceito de confortfood trazendo o prazer das memórias do gosto para a experiência gastronômica do cliente”, explica a consultora técnica em Gastronomia e Hospitalidade do Senac Pernambuco, Isabele Almeida.

Programação das oficinas:
20/11 - 16h | Cultura Japonesa: a deliciosa cozinha de origem - por Marcio Fushimi (Restaurante Edo)
21/11 - 16h | Panceta Cozida ao molho Esake - por Shin Koike (Restaurante Aizomê - SP)
22/11 - 16h | Japão: o ritual e cerimônia do Chá - por Tomiko Matsumoto (Associação de Cultura Japonesa do Recife)
Inscrições pelos telefones: 3413-6692 ou 3413 6705

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil