Senac-PE promove parceria com o projeto Modos & Modas


Com o objetivo de discutir a produção desenvolvida durante o século XX, o Senac Pernambuco promove uma parceria com o projeto Modos & Modas no Século XX: A Evolução do Vestir sob o Olhar de Expressões Artísticas, que é uma iniciativa conjunta de profissionais pernambucanos ligados a esse campo de criação artística apoiada pelo Funcultura. As atividades abrangem o seminário Modos & Modas e a exposição fotográfica Habitáculo, sendo realizadas no mês de dezembro.

Entre a próxima terça-feira (04/12) e quinta (06/12), o seminário Modos & Modas será realizado no auditório do Senac, reunindo palestrantes que vão discutir temas ligados às áreas de moda, design, sociologia e antropologia em palestras e oficinas. Entre os convidados estão a antropóloga e escritora Fátima Quintas; o jornalista e professor universitário Dario Brito; o cenógrafo, figurinista e também professor Marcondes Lima; e o carioca Felipe Barbosa, que vai ministrar a oficina “Economia, moda, arte, conceito e produção nos materiais cotidianos”. (Confira a programação completa abaixo).

O objetivo do seminário é promover um momento de troca e estímulo para acadêmicos, profissionais, pesquisadores, com foco interdisciplinar através do tema sustentabilidade trabalhado no processo criativo da humanidade para o desenvolvimento sociocultural. As inscrições estão sendo realizadas através do site do Senac (www.pe.senac.br). Para participar do seminário, o investimento é de R$ 30. Já as oficinas custam R$ 50, tendo vagas limitadas e entrega de certificado.

Já a exposição fotográfica Habitáculo, que estará em cartaz na Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu) entre os dias 13 a 27 de dezembro, foi desenvolvida pelas alunas concluintes do curso superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Senac. As peças criadas têm como referência intervenções e espaços urbanos da Região Metropolitana do Recife que habitamos cotidianamente.
Com o propósito de provocar uma reflexão nos espectadores em relação aos nossos espaços urbanos do ponto de vista do Design de Moda, a mostra é fruto do conjunto de conhecimentos adquiridos durante o curso, a partir da orientação do grupo docente da Faculdade Senac-PE.

Programação do seminário:

Local: Auditório SENAC
Inscrições: www.pe.senac.br

Seminário Modos e Modas no Século XX

04/12
Mesa
O redesign do corpo e da moda

Kathia Castilho
Corpo, Design, Moda

Tereza Lopes
O corpo na moda: design, tempo e espaço

Dario Brito
Mediador

Recorte
O corpo na moda:  design, tempo e espaço. A proposta consiste em falar sobre como o design de moda atua na construção e na circulação de significados, visto ser um conhecimento construtor da cultura material. Entender o design como um processo de materialização do espírito do tempo, e como isso fica sendo caracterizado como um processo de construção e identidade das pessoas (dos corpos), e posteriormente de uma época. A idéia é que possamos discutir como a materialidade constrói os campos de significação em que os corpos transitam

05/12
Mesa
Modas e Modos - cultura e representação

Fátima Quintas
Cultura e representação

Cristiane Mesquita
Artistas, corpo e vestimentas

Gilberto Freyre Neto
Mediador

Recorte
A proposta é dialogar sobre a vestimenta e sua relação com nossos modos, representação e cultura. Como a roupa esta intimamente ligada a este processo de construção de imagens de sociedades, cultura, povos. A roupa aqui é vista como veste para o corpo, figurino, habitáculo e não somente como parte da moda e tendência da época vigente.

06/12
Mesa
Figurino e Modos

Marcondes Lima
Figurino, história, acervo e importância cultural.

Luciana Buarque
Abordagem sobre figurino e moda (criação e interferência destes na moda)

Bárbara Golner
Mediador

Recorte
Debater a importância do figurino enquanto propagador de moda (usado em novelas e filmes mais contemporâneos); figurino enquanto memória (somando-se ai a importância do acervo); figurino e moda (para deixar clara esta relação muitas vezes distante do ponto de vista de criação.

Oficinas
03 dez
P3 19h00
(100 pessoas)
Workshop - Beleza Feminina: uma viajem ao longo das décadas

Unidade Imagem Pessoal/Senac
04 a 06 dez
Sala de aula
P3 14h às 18h
(100 pessoas)
Economia, moda, arte, conceito e produção nos materiais cotidianos
Felipe Barbosa (RJ)
04 a 06 dez
Sala de aula
14h às 18h
(100 pessoas)
Construção dos modos e identidade pelo estilo
Camila Ferza (PE)

Exposição fotográfica Habitáculo:
Local: Galeria Joana Costa – Parque Dona Lindu

Data
Hora
Estrutura
13/12/12 a 15/01/13
Quartas a sextas, das 12h às 20h.
Sábados e domingos, das 10h às 20h
- montagem e desmontagem da exposição – Faculdade SENAC;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife