Estudantes do Recife mostram faceta ecológica de Luiz Gonzaga


A vida do Rei do Baião trilha o caminho da sustentabilidade na Feira de Conhecimentos do Colégio Madre de Deus, que acontece neste sábado (10), na unidade II da instituição, em Boa Viagem. Cerca de 500 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental mergulharam durante um ano na história e nas canções de Luiz Gonzaga e apresentam ao público projetos que abordam desde a expressão cultural nos versos de Gonzaga, à exaltação à fauna e à flora até as questões sociais da seca no sertão nordestino. O evento, que é aberto ao público.

Esta edição traz o tema “Sustentabilidade: A luz da vida dos versos de Gonzaga”, escolhido e trabalhado desde o ano passado. Além de estandes com as exposições, o espaço vai contar com uma representação da feira de Caruaru e da Paixão de Cristo em versão nordestina, encenada pelos alunos. Os estudantes também prepararam peças teatrais, recitais, programas de TV, um quiz musical e um blog. “Eles fizeram viagens pedagógicas para pesquisar sobre Gonzaga e perceberam que ele foi um grande ecologista”, afirma a coordenadora do Ensino Fundamental, Ana Cristina Pereira.

Na quadra do colégio, haverá uma apresentação da releitura da moda no Sertão através de um desfile e oficina artística de mosaico sertanejo. “Pretendemos mostrar a importância dos ensinamentos que Gonzaga deixou por meio de suas composições, não só em relação à sustentabilidade, mas em diversos assuntos. Também queremos divulgar a cultura nordestina para vários alunos nossos que vieram do Sul e Sudeste”, conta a coordenadora. “A Feira é uma culminância dos projetos que realizamos durante todo o ano na nossa escola”.


Para a estudante Andréa Vila Nova, 13 anos, as pesquisas para a Feira mostraram que Gonzaga foi também um grande homem: “Apesar das dificuldades do Sertão, ele mostrou ato de superação e nunca desistiu dos seus sonhos. Gonzaga deixou uma grande lição: ter orgulho do nordeste e pensar sempre positivo”. Referência em Pernambuco no quesito sustentabilidade, o Madre de Deus trabalha com os alunos ações em prol do meio ambiente desde a Educação Infantil. A unidade II do colégio fica na Rua Prof. Mário Castro, 284, Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Mais informações: (81) 3341-1747.

Serviço:
Feira de Conhecimentos do Colégio Madre de Deus
Sábado (10), das 8h às 12h
Unidade II - Rua Prof. Mário Castro, 284, Boa Viagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil