Aliança Francesa do Recife promove encontro com Etienne Lécroart


Etienne Lécroart, renomado cartunista francês da atualidade, participará de encontro que a Aliança Francesa do Recife promoverá na próxima segunda-feira (5), às 20h15, em sua unidade do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466). No evento, aberto gratuitamente ao público, Etienne Lécroart falará exclusivamente em francês, sem tradução, sobre seu trabalho e o mercado editorial de quadrinhos na França.

Ele iniciou a carreira de cartunista em 1986, ao final de seus estudos na Escola Nacional de Artes Decorativas, em Paris, e de uma especialização em desenho de humor, tendo como orientador o desenhista emérito JY Hamel. Vencedor de vários prêmios, a exemplo do troféu Presse-Citron, em 1999; e o Grand Prix de l'Humor Negro Grandville, em 2003; como cartunista, Lécroart tem uma série de trabalhos publicados em jornais e revistas. Dentre as publicações, destacam-se Politis, Libération, La Croix, Le Nouvel Economiste, La magazine Littéraire, Spirou, Le Monde des Sciences, Les Cahiers Pédagogiques e L’Illustré.

Já na área de produção de quadrinhos – as chamadas tiras –, Etienne Lécroart iniciou sua carreira em 1994. Da concepção das tiras até o colorido das mesmas, tudo tem o toque irreverente de sua criação. Ele já fez várias histórias em quadrinhos e desenhos de humor para editoras diferentes.Bastante atuante, Lécroart é membro do OuBaPo, comitê criado em 1992 para produção de histórias em quadrinhos.

Também tem expressiva participação em mostras. Para ele, a exposição de sucesso que merece registro foi uma em que as tiras de humor foram produzidas em pranchas de madeira modulares de várias formas, chamada de pranchas ao acaso ou partidas. Vale destacar que seus múltiplos talentos para a arte inclui, ainda, a música. Ele compõe, canta, toca acordeom e faz parte do grupo “Les Jacquelines”.

Hoje, vive nos arredores da capital francesa com a mulher e a filha, criando e fazendo rir milhares de pessoas com suas caricaturas e charges políticas, culturais e nonsenses. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Etienne Lécroart, basta acessar o portal http://e.lecroart.free.fr/.

Serviço:
Evento: Encontro com o cartunista Etienne Lécroart
Local: Aliança Francesa do Recife (Rua amaro Bezerra, 466 – Derby)
Data: 05/11/2012 (segunda-feira)
Horário: 20h15
Informações: (81) 3202.6262
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil