Entidades Gráficas da artista Bruna Rafaella Ferrer invadem o Museu Murillo La Greca na V edição do Projeto Fachada


A convite do Museu Murillo La Greca, a artista Bruna Rafaella Ferrer leva o desenho Entidades Gráficas para a V edição do projeto Fachada. Esse trabalho de site specific, apresentado pela primeira vez em 2010 na galeria Dumaresq (Recife), faz parte das investigações da artista que giram em torno da edição de desenhos automáticos feitos diariamente ao longo de sua produção. Neste desenho, traços figurativos e abstratos, produzidos como pulsos gráficos, se espalham ao longo do espaço arquitetônico da fachada do Museu Murillo La Greca desde o dia 22 de outubro.

Em um movimento contínuo, os desenhos do Entidades Gráficas percorrem o espaço de entrada do museu e invadem seu ambiente, não só pelos espaços de passagem, mas também pelos trechos transparentes que compõem a edificação do museu. Como nos é dada a oportunidade de ver a artista em processo de confecção desses desenhos, percebemos que existe uma lógica interna e bastante precisa neste fazer. Diante da imaculada parede em branco, ou do frio bloco de vidro das portas e janelas, como se conversasse com o espaço, a artista passa a psicografar esse diálogo numa espécie de dança, embate entre concreto, vidro e o corpo frágil em continuo exercício. Ora os rabiscos ficam mais cheios e rebuscados, mais cheios de energia, ora os riscos quase se esvaem, em delicadas e brancas linhas, como um momento de silêncio na música interna que acompanha esta dança.


Aqui o silêncio, a falta de tema definido ou espaços sem grafia, é uma forma essencial de composição. Nada está fixo, encerrado por um único sentido. Nas paredes do museu, num espaço que lhe é reservado por excelência, se concretiza um desenho-projeto, em constante abertura de sentidos possíveis que repousam em cada consciência aberta para a interpretação. Possíveis animais, casas, hominídeos ou seres aquáticos se transformam, diante de nossos olhos, em estrelas, células ou flores dentro de uma paisagem fantástica. Vemos essa paisagem de dentro, participamos, compomos esse cenário como um desses entes mutantes. Como somos impelidos a entrar nesse universo e dar sentido a essas imagens, em alguns momentos nos fazemos mesmo como o pincel que dançou sobre as paredes desse desenho e que na maior parte do tempo guiou a mão da artista.

Bruna Rafaella Ferrer
Artista visual, produtora cultural e curadora independente, mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP, 2011). Graduou-se em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE -PE, 2007). Desde 2003 participa de exposições como artista e idealizadora de projetos em artes visuais, dando ênfase as linguagens do desenho, da gravura, da fotografia e da performance. Atualmente leciona no curso de Bacharelado em Artes Plásticas da AESO/Barros Melo e integra os grupos artísticos Mexe Mexe Tupi (PE) e Coletivo Comestível (SP). 

Serviço:
Museu Murillo La Greca
Domingo (28)
Entrada gratuita
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
3355-3127 / 3355-3126

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente